Criando um servidor de arquivos (NAS) – aula 03

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá pessoal, esta é a terceira aula sobre a criação de um servidor de arquivos NAS, e hoje iremos aprender a adicionar o(s) HD(s) em nosso servidor, criar um ponto de montagem (partição), criar grupos de acesso e usuários para acessar os arquivos posteriormente. Nesta etapa é importante definir as políticas de grupo e usuários que terão acesso ao servidor, portanto planeje bem antes de fazer tudo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 13 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • leandrosuy comentou em

    Boa tarde ricardo configurei o IP mais quando jogo no navegador da pagina não disponivel. o que fazer ?

    Responder
  • coliviery comentou em

    Olá, arrumei um baita problema pra mim.
    um hd do freenas (raid5 com 4X1t), acusou erro e como tem que ser feito, eu o substitui por outro. o sistema me pediu para formata-lo e eu autorizei.... ele formatou tudo!!! perdi todos os dados, agora vem o pedido de ajuda, tem como eu recuperar estes dados.... tipo unformat?
    grato, aguardo ajuda.
    carlos

    Responder
  • medina comentou em

    Bom dia, Ricardo, primeiramente agradecer pelo belissimo tutorial e de grande valia o servidor nas, estou com um problema, quando eu chego na parte de disco/montagem - como indicado no curso eu coloco em Partition type " GPT Partition " , na hora de salvar dá a seguinte mensagem de erro + Wrong partition type or partition number + (já alterei o numero 1 para 2 e nada. Já mudei para MBR ele aceita , mais vai para a outra tela aparece no campo disco + Erro - Tentar Novamente + . o que pode ser ? Agradço antecipadamente

    Responder
  • Everaldo Ferreira comentou em

    Onde consigo esse FreeNAS 7, no site so tem o 8 e abre em telas diferentes, na tela que abre não tem a configuração de rede.

    Responder
    • Dá uma pesquisada por "old realeses" no site do FreeNas ou na web mesmo. Ou então "adapte" as aulas para a versão 8, aproveite o conteúdo das aulas e faça as alterações na versão nova.

      Responder
  • Gabriel Maia comentou em

    Bom, acho que vc n intendeu :S o servidor está jogado num canto, sem teclado, sem mouse, sem nada, nessesito de um servidor de arquivos. oque o tutorial ensina, instalei todo o FreeNas em um HD de 20 GB. E agora quero apenas acrescentar mais um de 1,5 Tera. não quero instalar outro FreeNas Nele. até pq. ele ta cheio de arquivos que não posso perder. e eu n tenho onde guardar o Backup dele entende ? apenas quero acrescentar mais 1 Hd. mas tenho medo, dele formatar :S

    Outra coisa. fui ligar o servidor agora. e apareceu um erro D: já é a 2º vez que acontece, da outra eu reinstalei tudo :S mas n tenho tempo pra fazer isso toda hora. o erro é o seguinte :

    " Unknown Error : Help !
    ERROR : ABORTING BOOT ( sending SIGTERM to parent)!
    Dec 7 21:39:35 init: /bin/sh on /etc/rc terminated abnormally, going to single user mode
    Enter full pathname of shell or RETURN for /bin/sh:
    "

    Pode me ajudar ? :S

    e desculpa tar encomodando tanto :X

    muito obrigado pela atenção

    Responder
  • Gabriel Maia comentou em

    Droga :S agora vou ter que arrumar outro Sistema Operacional para eu fazer o mesmo esquema ! tentei instalar o Windows no servidor, mas a interação do pc pro servidor ficou MUITO lento :S pode me indicar um ?

    Responder
    • Gabriel, a idéia deste servidor de arquivos é justamente a de ficar isolado do restante da rede, "jogado" em um canto e sendo usado apenas para centralizar os arquivos da rede, se você for usar o PC normalmente vai sentir muita perca de desempenho. Se quiser usar o PC como desktop e como servidor aconselho usar o Windows Server 2003 ou outra versão do mesmo, mas lembre que terás perca de desempenho sempre.

      Responder
  • Gabriel Maia comentou em

    tenho um HD de 1 Tera e Meio, e ele ja ta particionado, e praticamente cheio de arquivos, nas 3 partisoes de 500 GB. Não tem perigo de formatar este HD certo ? ja fiz tudo. e apenas adiciionei o HD principal, quero agora adicionar o HD de 1 Tera e Meio. Mas esstou com medo de ele formatar. isto irá acontecer ?

    Responder
    • @Matheus Felipe: não, o acesso é via rede local, neste exemplo vamos fazer tudo via rede local para implantar em escritórios ou em casa mesmo mas não faremos acesso via internet.

      Responder

Deixe seu comentário