Criando um servidor de arquivos (NAS) - aula 01

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá pessoal, esta é a primeira aula sobre a criação de um servidor de arquivos NAS. Nesta série de vídeos, irei mostrar para vocês como criar um servidor de arquivos que pode ser usado em sua casa ou escritório, por exemplo, para armazenar arquivos de forma centralizada.

Este servidor terá gerenciamento via browser e não precisar ter teclado, mouse e nem monitor, sendo assim, pode ser colocado em um cantinho de sua casa/escritório onde não irá atrapalhar em nada.

Aprenderemos desde o download e instalação do sistema deste servidor, bem com a configuração para deixar ele 100% funcional. Espero que gostem do curso e qualquer dúvida podem entrar em contato para esclarecer.

Links relacionados:

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 19 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Sarmento comentou em

    Requrimento mínimo agora é de 8gb de RAM?

    error 19 na instalação tem como me ajudar?

    Agradeço dede já a atenção

    Responder
  • Diogo comentou em

    Amigo, pretendo substituir um win server 2003. Esse Nas tem suporte a indexação de arquivos e seu conteúdo, de modo que os clientes windows da rede consigam fazer pequisa rapida?

    Responder
  • Everton comentou em

    Boa tarde Ricardo, tive um problema com meu hd de 2T, tenho 2 hds de 2T espelhados e um deles queimou, por segurança o freenas não deixa eu utilizar somente 1. Fiz uma cópia idêntica do HD (utilizando o HD CLONE), que não foi danificado e coloquei novamente em minha máquina servidor porém não consigo localizar os arquivos no servidor. Quando abro o HD em outra máquina utilizando o programa UFS, observo que todos os arquivos estão intactos. Qual o caminho devo utilizar para retomar o servidor sem ter que formatar os HDs?

    Responder
  • ricardo soares comentou em

    Ricardo, bom dia...
    eu assistir sua vide-o aula umas 500x procurei em outros sites fiz tudo o que vc fala no site fiz tudo o que falam em outra vide-o aula, fiz o download do nass 8.3 pois não achei a versão que vc utiliza na vide-o aula, mas até ai blz configurei apareceu tudo certinho, porem quando vou localizar ele no meu pc ou em qualquer outro pc aqui na empresa ele não aparece é como se não existisse fiz de tudo tentei todas as configurações mexi em em todos os pc, mas mesmo assim não localiza, saberia me informa o que pode esta fazendo isso acontecer ou se tem alguma outra forma de resolver isso
    Obrigado.

    Responder
    • Como você pode perceber pela data da postagem essa aula é um tanto antiga, sugiro que use-as como base e que procure orientações atualizadas na documentação do FreeNAS.

      Responder
  • kilck comentou em

    Ricardo otimos videos
    so uma pergunta vou colocar
    5 HDS

    1 hd para o freenas

    4 hds de 500 gb para arquivo

    quero coloca 2 hd para espelhar nos outros 2 hd ( para fazer um copia segura)

    Mas quero juntar os 2 hd de 500 para virar 1 tera
    E assim tb com o hd de espelhamento.
    como faço isso ....

    Responder
  • bruno comentou em

    tem como compartilhar os arquivos contidos nesse servidor na internet? por que eu gostaria de criar um servidor para armazenar arquivos para meu site vc pode mim da alguma dica?

    Responder
  • Cmte.Moraes comentou em

    Prezado Ricardo,

    Gostaria de mencionar que me deparei com uma falha crítica de segurança ao tentar implementar o Freenas 7 (acho que não mudou isso na versão 8). Em seu tutorial você menciona que dentre as qualidades do Freenas estava a pasta recycle possibilitando ao admin recuperar arquivos indevidamente deletados pelos usuários.

    Constatei que quando um usuário windows deleta um arquivo no servidor Freenas, este arquivo vai para a pasta recycle do respectivo usuário mas, quando ele deleta uma pasta tudo é perdido, tanto ela quanto seu conteúdo !

    Se o admin bloquear o acesso a pasta o usuário não acessa nada dentro dela, então não tem como protege-la ! Não consegui obter uma boa documentação do Freenas 7.

    Agradeço antecipadamente pela atenção.

    Sds,

    Cmte.Moraes

    Responder
  • paulo comentou em

    estou precisando criar um para acesso externo... pq faço trabalhos em outra cidade dai fica bom de trabalhar vc pode me informar algo??

    Responder
  • paulo comentou em

    esse tipo de servidor serve para eu acessar de qualquer lugar (ex. outra cidade), ou é só rede interna??

    Responder
  • edion comentou em

    olá ricardo

    estou com um probleminha na hora de instalar o freenas no começo vai tudo bem, mas na hora que vai instalar aparece a seguinte frase:

    erro: failed to imagem dd em '/ dev/ad0!
    cdrom desmontar.
    Houve um problema ao copiar arquivos.
    pressione Enter para continuar

    o que deve ser? será que o meu cd esta faltando arquivos?
    abraços

    Responder
  • André Nascimento comentou em

    Fala Ricardo !!!

    Eu entendi, tenho uma maquina mais antiga aqui e vou utiliza-la então, qualquer dúvida te procuro de novo blz...

    Abraços e vamo q vamo!!!@

    Responder
  • André Nascimento comentou em

    Fala Ricardo tudo blz?!!!

    Bom acompanho seu blog a algum tempo, devido suas video aulas que estão na upinside, por sinal muiito boas meus parabéns,

    Gostaria de saber algo sobre os servidores nas.

    Eu trabalho em uma ONG onde temos 20 maquinas ligadas em rede, 19 são para as aulas que são ministradas aqui e 1 para o professor!

    MInha pergunta é a seguinte, posso criar o servidor Nas nesta maquina do professor para que os alunos salves todos os aquivos la, sendo que esta maquina estara sendo usada por ele nas aulas ao mesmo tempo?

    Mais uma vez muito obrigado

    Abraços e vamo q vamo!!!@

    Responder
    • Olá André, obrigado pelo comentário.
      Bom no caso da máquina ser usada para tarefas normais além da centralização dos arquivos usando o FreeNas não tem como fazer, pois este SO é específico para storage de arquivos. Já se você quiser poderá montar uma máquina com Ubuntu ou Windows para poder usá-la para tarefas diárias e também servir como servidor de arquivos.
      Mas não recomendo que faça isso pois o sistema irá ficar muito lento, tanto para quem está usando o PC quanto para quem está salvando arquivos, dedique um servidor somente para arquivos pois você ganha muito em produtividade, lembrando que no caso do FreeNas pode ser um PC velho (processador 500Mhz e 128Mb de ram) com apenas HDs novos.

      Responder

Deixe seu comentário