Consertar capacitores com cola bonder - Dia de técnico

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam bem vindos(as) à mais um vídeo da série Dia de Técnico!

Hoje quero falar sobre uma das mais inusitadas gambiarras que já vi até hoje, mas, que no final das contas acabou funcionando. Você já ouviu falar na possibilidade de consertar um capacitor com cola bonder? Ainda não?

Então assista o vídeo e entenda a situação.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 10 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Luciana comentou em

    Tem algum risco de levar choque com os capacitadores da placa mãe? Devo desconectar a placa da fonte?

    Responder
      • Luciana comentou em

        Está certo! Mas no caso de capacitores, eles armazenam energia mesmo fora da tomada! Quanto tempo devo esperar com o computador fora da tomada para que o capacitor descarregue? Grata :)

        Responder
        • João Paulo comentou em

          Luciana, no caso da placa-mãe, você poderia desligar a máquina(o seu PC), retirar a bateria da placa-mãe e apertar no botão de power que liga a máquina algumas vezes, sendo assim ele vai dissipar o resto de energia na máquina(sendo muito pouco se tiver) e como é um componente eletrônico, como deve ou não saber(desculpa arrogância se eu fui), tocar nas partes de metal do gabinete para que a energia que você está conduzindo no corpo não danifique a placa-mãe ;)
          "Ta izi ta nice"
          Obs: Vou usar a "técnica" do vídeo para ver se meu monitor para de se desligar por causa de um capacitor estufado.

          Responder
          • Luciana comentou em

            Obrigada pelas dicas, João Paulo e Ricardo! Foram bem úteis! Eu fiz os procedimentos direitinho! Gostei da experiência! Só não deu certo no meu caso porque os capacitores estavam muito velhos e danificados! Estavam até vazando óleo para vocês terem uma ideia! rs
            Então, foi preciso trocar mesmo! Como não sei soldar ainda, levei em um técnico e ele trocou os capacitores!
            Mas toda dica é válida! Quando não funciona para um, pode funcionar para outro! Cada caso é um caso!
            Um grande abraço!

  • Luciana comentou em

    Parabéns pelo blog! Também sou adepta das gambiarras! rs Uma vez, a ventoinha da fonte estava com dificuldade de girar e eu consertei com óleo de máquina! Deu muito certo e economizei!!! Quanto aos capacitadores, meu pc anda com dificuldade de inicializar! ele até inicializa, mas só depois de 2 ou tres boots. Notei que tem uns capacitadores com o topo dourado (vazamento pequeno). Vou consertar como vc falou! Tem algum risco de choque em mexer nos capacitadores da placa mãe? Grata

    Responder
  • Thiago comentou em

    Acredito que esse procedimento pode ser feito e dar certo, mas o prazo é curto. recomendo sempre troca-lo
    por que se o capacitor esta estufando algo fez ele estufar.

    Responder
  • que a força da gambiarra esteja com você! técnico em hardware = mestre das gambiarras de baixo orçamento, desde fio de cobre no soquete do processador, até parafusos pra prender coolers box da intel!

    Responder

Deixe seu comentário