Comparativo entre um SSD e um HD convencional

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Recentemente fiz duas postagens falando sobre dirves SSD, uma delas com dicas para otimizar o Windows para drives SSD e outra discutindo se vale ou não a pena ter um SSD no micro.

Na última delas eu falei que valia a pena investir em um drive SSD, pois o desempenho era muito superior ao HD convencional, e por isso recebi um email de um leitor questionando sobre "quanto" era esse aumento de desempenho que eu havia falado.

Resolvi então fazer um teste nas taxas de leitura e gravação utilizando o Crystal Disk Mark para isso. O primeiro teste foi executado com uma sequência de 5 ciclos de gravação/escrita usando arquivos de 50 MB, e o resultado foi o seguinte:

ssd x hdd 1

Em seguida fiz outro teste novamente com 5 ciclos, porém desta vez com arquivos de 500 MB, e o resultado pode ser visto na imagem abaixo:

ssd x hdd 2

Não vou falar sobre o resultado, pois acho que as imagens demonstram tudo. Caso tenha curiosidade em ver testes dos mais variados tipos, procure no Youtube por vídeos comparativos, existem muitos disponíveis.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Rodrigo Nunes comentou em

    Boa noite.
    Acompanho todos seus vídeos no youtube e só tenho uma pergunta que mais ninguém sabe responder. O sistema misto ssd e hd como orientado na sua videoaula, não reduz o desempenho do ssd? Não valeria a pena um hd externo em doca ou case esata só no momento da necessidade de gravsr musicas e vídeos, por exemplo. Utilizo para jogar BF3 (principal utilização) e não sei se o sistema misto compromete o desempenho.
    Muito obrigado pela atenção.
    Rodrigo Nunes

    Responder
    • Reduz um pouco e eu falo isso no vídeo inclusive. Mas o disco externo não serve pois eu falo de migrar todo perfil do usuário para o HD, ou seja, o SO depende deste HD para carregar as configurações e arquivos de todo perfil do usuário, não só arquivos pessoais.

      Responder
  • Roberson Oliveira (@Robersoncld) comentou em

    Nossa que diferença, há se eu pudesse ter pelo menos um SSD no meu sPC apenas para rodar S.O já ajudaria é muito. Desconhecia essa ferramenta utilizada para teste.

    Responder

Deixe seu comentário