Como particionar um HD com o Windows já instalado

Nesta aula irei ensinar como dividir um HD em partições mesmo depois de já ter instalado o sistema operacional. Este procedimento é muito útil para àqueles que compraram um computador ou notebook que já veio de fábrica com o SO instaldo em uma única partição.

Se você é técnico em hardware já deve conhecer algum procedimento parecido ou igual ao apresentado nesta aula, mas caso não conheça, bom proveito da aula.

Gostou do post? Agradeça o autor compartilhando nas redes sociais:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 62 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • trombonistamaster comentou em

    Minha dúvida é: No Windows 7 eu crio partições e excluo sem auxílio de
    programa. É possível fazer isso no Windows XP ? Obs: desconsidere a primeira
    pergunta que está mal elaborada.

    Responder
  • Benan comentou em

    Muito bom o vídeo, mas quando achei que meu problema seria solucionado, me vem a versão 10.1 que é paga.

    Responder
  • geraldo comentou em

    Muito obrigado pelas explicações, só gostaria de saber se este software funcionaria no windows 8.

    Abs

    Geraldo

    Responder
  • Monique comentou em

    Olá!
    É possível fazer isto no Windows XP?
    Por favor me responde?
    Obrigado desde já!
    Monique

    Responder
  • Adriano Peres comentou em

    Excelente aula, Ricardo! Seu blog está favoritado em meus PCs já algum tempo, e sempre aprendo mais e mais com sua experiência. Uma certa ocasião, fiz esse particionamento através do Gerenciador de Dispositivos e ele só me deixou fazer duas partes iguais do HD. Como não gostei do que o programa me ''obrigou'' a fazer, reverti a diminuição de volume e quando fui reiniciar o PC, deu erro no BOOT. Tive de queimar 37460 neurônios para fazê-lo retornar ao estado normal. Conheço outros bons softwares para particionar HDs, porém esse programa sugerido na vídeo-aula me passou muito mais confiança. Continue assim! Abração!

    Responder
  • daniel matos comentou em

    deixa eu ver se enitedi... quando eu particiono e migro os arquivos para a nov parte elas ficam priotegidas mesmo se eu formatar o pc?

    Responder
  • Ricardo comentou em

    Olá Ricardo,
    por favor tô meio chateado comigo mesmo.
    Comprei um note e na instalação não modifiquei a partição que me foi apresentada, enfim, fiquei com um C de 100G e um D com 188G, através do gerenciador consegui diminuir o D e deixar livre alguns gigas mas não consigo aumentar o C com esses Gigas extras.
    Nem mesmo com o Easeus consegui; tem jeito ou terei que formatá- lo para equilibrar as partições.
    Grato
    Ricardo

    Responder
  • Rodrigo Sousa comentou em

    Fala Ricardo, eu tentei aumentar a unidade C de 50gb que tinha antes, para 100gb não vai, o valor da c é limitado mesmo a 50gb como criei na primeira vez.

    Responder
  • Druggles comentou em

    Blz. Agora queria saber se tem como aumentar a partição de tamanho.Exemplo:Tenho uma partição C de 100gb, quero aumentar a mesma para 150gb. esse programa faz isso ou tem como fazer pelo o windows.

    Responder
  • Alavro comentou em

    Valeu , Ricardo pela dica , tenho o programa e vou usa-lo.
    Estou muito feliz com seu site , tem sido de grande valia e conhecimento.
    Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo.

    Responder
  • druggles comentou em

    Gostaria da saber se depois que feito esse particinamento,pode fazer aquela parada de alterar as chaves de registro e se isso der certo não vai perder nenhum arquivo.

    Responder
  • Josias Correia comentou em

    Meu prezado Ricardo, vc tem me ajudado muito, mas sou novato e tudo que sei sobre o tema aprendi com vc. Tem um problema que gostaria de vc me esclarecer: tenho duas contas: uma admin e outra usuário padrão, como é o propcedimento nestes casos. Faço um para cada conta ou só no admin já basta? Obs: uso maais a cxonta usuário padrão...
    Obrigado pela tua boa vontade.

    Responder
    • Você precisa migrar as duas contas pois cada uma delas já tem arquivos.
      Obs.: esse tipo de procedimento não é para usuários principalmente iniciantes, o objetivo destas aulas é auxiliar quem trabalha com manutenção de PCs, se não é seu caso aconselho procurar um técnico qualificado para fazer o trabalho para você. Caso contrário faça testes em máquinas virtuais antes de sair mexendo no seu computador para evitar problemas.

      Responder
  • Josias Correia comentou em

    Prezado Ricardo, assitir e gostei e consegui fazer a partição do meu hd. Agora é que começou as minhas dúvidas. E daí para frente, como faço para transferir os arquivos da unidade C:, para a unidade criada? como faço para criar uma nova biblioteca na unidade que eu criei? é só copiar e colar os arquivos e depois deletar na unidade C: ou tem um modo correto de ser feito, para ficar bonitinho, parecido com a Unidade C:, como faço para criar um atalho na unidade que criei? Obrigado pela resposta
    Sou novato e estou com esta dúvida, gostaria se possivel vc me desse um esclarecimento...

    Responder
  • Albaní Jr comentou em

    Boa noite!
    Bom tutorial cara, eu realmente fui vítima de perder dados por não saber este método. Eu fiquei com uma dúvida, caso a partição já esteja com dados pessoais entre outros e eu realizar esse processo, esses dados serão mantidos intactos na partição do SO?
    Desde já agradeço, parabéns pelo site primeira vez que entro e já add nos favoritos.

    Responder
  • Sandine comentou em

    Nossa gostei muito desse video, agora, eu criei essa outra partição(D), posso formatar a unidade (C), traquilamente que meus dados , documentos, videos, salvos na (D) não serão perdidos? pois eu fiz a brurrada de modificar no registro do Windows 7.

    Desde já, valeu pelas dicas.

    Responder
  • Mary comentou em

    Olá Ricardo, você disse que é conveniente separar as partições e tal... gostaria de saber se posso colocar na partição do sistema os programas instalados e na outra deixar para arquivos, fotos, documentos e etc... e mais uma coisa você recomenda fazer a partição quando se tem só 80GB que é o meu caso?

    Responder
    • Mary, na partição C ficam o SO e todos os aplicativos, já na partição D ficam seus documentos pessoais. O tamanho varia de sistema operacional e de uso do PC (jogos, internet, trabalhos).

      Responder
  • reinaldo comentou em

    ultima perguntinha,se usar a partição logica dar que tipo de problemas na reinstalação do SO.

    Responder
  • reinaldo comentou em

    se no pc tem banco de dados instalado ou se vai instalar qual partição recomendada para usar C ou D.

    Responder
    • Aconselho separar tudo que for pessoal (documentos, fotos, dados de empresa, etc) na partição D (que não tenha o SO instalado) assim evita precisar fazer backup caso necessite uma formatação.

      Responder
  • reinaldo comentou em

    muito boa a aula,mas fiquei com uma duvida pq tem que trocar a letra do driver do cd se deixar driver do cd com a letra D tem algum problema.

    Responder
  • Samuel Muniz comentou em

    Pow, muito boa essa dica.
    E parabéns pelo site, a cada dia estou aprendendo mais e mais com seus posts.

    Abraços

    Responder
  • Ricardo Veridiano comentou em

    Tem vez que aparece algumas máquinas formatadas pelos sobrinhos dos proprietários com somente uma partição do sistema. Para criar a 2º partição p/ fazer backup eu uso esse programa, simples e rápido, muito bom mesmo. Para quem não conhecia fica essa ótima dica do Ricardo Bernardi.

    O chará em breve vou fazer uma assinatura premium, quero assistir as aulas de Como Instalar e Configurar Windows 7. Por que aprender nunca é de mais! heheh

    Responder
      • Milton comentou em

        Olá Ricardo, estou a pouco tempo acessando a sua página da RBtech e fiquei intusiasmado com suas video aulas, são bem elaboradas com boa qualidade de áudio e vidéo parabéns...por favor me mantenha informado de novos videos seus. estou entrando neste mundo da informática agora e toda boa ajuda será bem vinda de ante mão, um forte abraço.

        Responder
  • Adriel Silva comentou em

    Putz nem fala, eu também formatei tudo esses dias só pra particiona...
    E o pior que não tinha os drivers dae até acha todos novamente...
    Mas valew pelo menos agora isso não acontecerá mais...
    Abraço e sucesso Ricardo...

    Responder
  • wallace comentou em

    Muito Boa essa VA Ricardo, sempre trazendo ótimas dicas...

    e esse programa ta faltando no Kit de ferramentas, espero ele na proxima versão...kkk

    Vlw

    Responder
    • Esse é complicado de fazer portable, pois isso tira a estabilidade e confiabilidade dele, podendo causar danos às partições na hora de reinicio do computador. Já tentei mas não fica muito bom, e como estamos falando de todos os dados que estão na partição, melhor mesmo é instalar e depois usar o Revo para desinstalar ele.

      Responder
  • Ricardo vo matar você heheheheheh a uma semana estava atraz de um software assim e não echei nenhum depois que fui obrigado a formatar o not pra particionar você me vem com uma dessa hehehehe brincadeiras aparte vlw pelo video é bem proveitoso :p

    Responder
  • Wagner Gilberto comentou em

    Particionar o HD aqui é regra, fico impressionado com ainda tem técnicos que não particionam o HD e redirecionam os arquivos do usuário para esta partição, percebi que isso aumentou com a Windows 7, (90% dos micros e notebooks ) que entram aqui não estão particionados e quando estão as pastas dos usuários ainda permanecem no C:

    Responder

Deixe seu comentário