Como manipular o registro do Windows - Aula 03

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Agora já chega de conversa, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no registro... nesta aula vamos finalmente criar nosso primeiro scritp de alteração do registro do Windows. Para que isso seja possível veremos a sintaxe base de um arquivo .reg e como incluir, alterar e até mesmo excluir chaves e valores do registro via script.

Siga a aula com muita atenção e não esqueça que somente praticando você irá realmente aprender o que é proposto na aula. Se tiver dúvidas, deixe seu comentário logo abaixo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 14 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Jesus Pereira comentou em

    Olá estava assistindo a aula 03 e no trecho 9:37 onde fala sobre salvar... Gostaria de saber onde é que vc salva? pois não cosegui passar dali, Escrevi no bloco de notas tentei salvar mas não apareceu nenhum pedido de confirmação, ou seja não acontece nada. Meu sistema é windows 7

    Responder
      • jesuspereira comentou em

        Obrigado pela ajuda, foi de muita valia... Gostaria de ressaltar que a mensagem que aparece é que: Windows Registry Editor Version 5.00

        [HKEY_USERS\minhapasta]

        Não é possivel importar c:\users\casa\desktop\teste.reg: erro ao acessar o Registro.

        Tentei responder ao seu email, enviando um print da minha tela mas seu email não aceita respostas ...

        MAILER-DAEMON@yahoo.com
        Para jesusapsp@ymail.com Hoje em 9:38
        Hi. This is the qmail-send program at yahoo.com.
        I'm afraid I wasn't able to deliver your message to the following addresses.
        This is a permanent error; I've given up. Sorry it didn't work out.

        Responder
        • HKEY_USERS é uma chave protegida do sistema operacional, você não pode alterá-la pois não tem permissão pra isso. Porque você não usa o exemplo mostrado no vídeo para testar?

          Responder
  • Silvio comentou em

    Ricardo, excelente aula.
    Tenho um registro que preciso renomear para que eu consiga abrir um programa que tenho instalado. Nas versões anteriores do Windows, eu fazia a alteração do nome via regedit e ficava tudo certo. Agora com o win7 se eu alterar o registro o programa funciona, mas se eu não voltar o registro para o nome original, quando reinicio o computador, ele não reinicia e entra em um loop, ligando e desligando. Aí tenho que fazer a restauração do sistema e o programa para de funcionar. Diariamente ligo meu computador, renomeio o registro, abro o programa em questão e volto o registro para o nome original. Tentei escrever um .reg para fazer isso, mas não consegui. Se puder me ajudar, agradeço desde já.
    Obrigado.

    Responder
  • Fernando comentou em

    parabens pelo video!!, uma duvida, se vc ocultar ou não ele muda o reg. isso eu intendi, mas se vc arrastar o icone na tela ele muda tbm?

    Responder
  • Dante comentou em

    Adorando as aulas, muito bom, sabia algumas coisas sobre o registro, mais nunca procurei me aprofunda no assundo, agora é uma ótima oportunidade, obrigado pelas aulas Ricardo Abraços. Ancioso pra proxima.

    Responder
  • Nelson jr. comentou em

    Realmente Rbtech, concordo com o joão Carlos ficou ruim não em termos de qualidade mais sim porque pelo youtube você também poderia acompanhar a aula. mais tá valendo a iniciativa.

    Responder
    • Olá Nelson Jr, não entendi o que vc quis dizer com "acompanhar a aula"... só sei que o player que eu coloquei tem praticamente tudo igual ao do Youtube (play/pause, barra de progresso, controle de volume e modo fullscreen). De qualquer forma abri uma enquete para discutir esse assunto com mais dados em mãos...

      Responder
    • Realmente é complicado, todo mundo reclamando por causa da aula com baixa qualidade, agora que eu resolvo colocar a aula com qualidade maior o problema é o player... tá difícil agradar...

      Responder

Deixe seu comentário