Como manipular o registro do Windows - Aula 02

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Agora que já aprendemos sobre a formação básica do registro do Windows, é hora de aprender a tomar precauções antes de começar a mexer no registro. Nesta aula irei ensinar como fazer um backup do registro do Windows de forma manual, ou seja, somente utilizando recursos do próprio Windows sem depender de nenhum aplicativo de terceiro.

Note que este procedimento não é importante somente para quem irá acompanhar este curso, mas para todos os usuários de computador, pois tendo um backup do registro você pode voltar o estado do sistema casa haja qualquer imprevisto em seu computador. E com o backup manual você tem certeza do que está restaurando e não fica dependente de ferramentas como a a restauração do sitema por exemplo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Agora que já assitiu a aula, que tal deixar um comentário com sua opinião sobre a mesma?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 7 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Wellington Bertolassi comentou em

    Ricardo, boa tarde.
    Se o meu SO estiver com problemas e não estiver carregando, eu consigo fazer um backup do hd pelo prompt ou por outro meio através das opções de inicialização avançadas?

    Responder
  • Antonio Clovis Fuzer comentou em

    Caro Ricardo;
    Estou vendo suas aulas, por enquanto estou na terceira.
    Me esclareça a seguinte questão: Estou querendo aprender manipular registros com a expectativa de resolver grande parte dos problemas que ocorrem na maquina: como por ex: Um pop up indesejado, excluir um programa persistentes (como por ex esse tal de Desta Home), uma configuração de programa e outros muito mais cabeludos que aqui não citei.
    Gostaria de saber se minhas expectativas estão corretas com relação a esse aprendizado.
    Muito obrigado.

    Responder
    • O que você fará com o que aprender no curso é muito variável, depende de adaptações e mais estudo, mas creio que o que você seja capaz de adequar tudo para sua necessidade.
      Sugiro que assista todo curso, na pior das hipóteses você vai aprender algo novo e talvez não use tudo que aprender, mas tá valendo.

      Responder
  • Ernesto comentou em

    Ola, tenho 2 hdd instalados e cada qual tem 1 SO wxp, pelo prompt cmd de um consigo copiar o registro do outro, acabei de executar este método da video aula com sucesso, se for tentar copiar do SO em operação a resposta será "0 arquivos copiados o arquivo está sendo utilizado. já havia usado outra forma que me valeu mto copiei inteiros o system e o system 32, este SO que uso estava lento como carroça, pois é o sacode pancadas, aquele que faço testes e depois de deletar do hdd estes arquivos em operação, inseri o backup deles inteiros e o sistema voltou novo em folha, bem mais veloz, também retirei do registro a chave para compactação de arquivos, fazendo antes, o backup dela. quanto á aula, parabéns, gostei bastante.

    Responder
  • Mauro comentou em

    Muito obrigado Ricardo por estar sempre compartilhando suas idéias e principalmente sua sabedoria.
    Suas vídeo aulas são sempre espetaculares e de grande ajuda a todos.

    Um grande abraço!!!

    Responder

Deixe seu comentário