Como manipular o registro do Windows - Aula 01

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Entender e manipular o Registro do Windows é de suma importância, principalmente para quem é técnico em hardware e executa instalação de sistemas operacionais para clientes ou empresas. Uma vez que você têm domínio sobre o registro do Windows, praticamente tudo que é relacionado à configurações de softwares e do próprio sistema poderá ser feito via registro.

Neste curso irei ensinar desde fundamentos teóricos sobre o registro, até como criar um pequeno aplicativo em Delphi capaz de executar alterações no registro do SO. Ao final do curso você terá conhecimento suficiente para criar scrips de configuração para qualquer versão do Windows, bem como criar pequenos utilitários como o RB Services Optimizer por exemplo.

Antes de iniciar a primeira aula, aconselho dar uma lida neste artigo, e seguir os conselhos passados no mesmo para que seu aprendizado seja realmente satisfatório ao final de cada aula.

Em nossa primeira aula irei ensinar a composição básica do registro, bem como qual as atribuições que cada um dos arquivos de registro têm, ou seja, quais as responsabilidades de cada um deles.

Bom curso para todos e não esqueçam de deixar um comentário sobre a aula depois de assistir.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 20 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Marcelo de Sousa comentou em

    Ricardo, parabéns pela iniciativa em disponibilizar essas vídeoaulas sobre como manipular o registro. Parabéns também pela qualidade e clareza das mesmas.

    Tenho uma pequena dúvida que talvez possa ser resolvida pelo Registro do Windows. Se vc puder e quiser me dar uma luz...
    É o seguinte. Sempre que eu abro a pasta de música, na biblioteca do Windows 8, que gosto de deixar no modo de exibição 'detalhes', cada arquivo vem acompanhado por colunas de informações sobre cada um.
    A saber: Nome (o nome do arquivo), Artista participante, Álbum, Número e Título. Parece que é default.
    Se eu clico com o botão direito do mouse sobre a faixa em que essas opções vêm descritas, abre-se um menu através do qual eu posso desabilitar as já citadas informações, acrescentar outras informações, redimensionar colunas, enfim. Só que tais mudanças não permanecem. Ou seja, permanecem enquanto eu permaneço logado. Mas se faço logout, na próxima vez em que entro no sistema, percebo que tudo voltou ao estado anterior, com aquelas cinco colunas.

    Mais detalhes: Minha intenção, não só na pasta de músicas mas na de vídeo também é deixar, para cada arquivo, apenas essas três coluna: Nome, Tamanho e Comprimento. Não me interessa deixar ativada as colunas Artista participante, Álbum, Número e Título. (Tudo isso no modo de exibição 'detalhes')...
    Bem, só conheço esse modo de mudar que eu descrevi aí em cima, mas as mudanças não perduram, quando saio do sistema. E gostaria imensamente de, deixar aquelas três colunas como se fossem padrão (no meu computador, bem entendido.)

    Desconfio que no Registro tem algum lugar que possa ser alterado, fazendo com que as mudanças que eu quero sejam permanentes (a não ser que eu mesmo as desfaça).

    Vc conhece uma forma de resolver esse "abacaxi" sem espinhos?...

    Responder
    • Você pode tentar monitorar as alterações (como mostrado nesse curso) e adicionar um arquivo .REG na inicialização do SO caso não tenha opção para alterar esse padrão.
      Outra solução é buscar um modo de alterar esse padrão se é que isso é possível.

      Responder
      • Marcelo de Sousa comentou em

        Olá, Ricardo.

        Brother, desculpe-me a demora em lhe responder. Às vezes fico até mais de uma semana fora de casa, a trabalho, quando muito raramente aceso a Web, e qdo acesso é muito rápida e superficialmente.

        Irei proceder conforme vc indicou e retornarei o resultado do procedimento.

        Valeu!

        Responder
        • Marcelo de Sousa comentou em

          Putz! Para cada chave em comparação saiu uma sequência de caracteres enormes!... Parece-me que só mudaram o final de cada sequência (no início, até onde tive paciência de escrutinar, ambas as chaves em comparação, os caracteres eram os mesmos.) Fiquei tão impressionado com o tamanho das informações (comparando às que eu vi na tua vídeoaula, são 'gigantes') que nem atentei aos detalhes de quantidade de alterações e etc...

          Caramba! Acho que só mesmo alguém muito acostumado com programação tem paciência para ver cada uma daquelas sequências, caractere por caractere. Será que isso é mesmo necessário?... Ou apenas a parte final da sequência (que aparentemente foi só o que mudou) seria suficiente para que eu possa saber o que mudar ou não mudar, na tentativa de tentar fazer as configurações às quais mencionei na minha primeira mensagem?...

          Responder
          • Marcelo de Sousa comentou em

            Tens razão, Ricardo.

            Bem, como esse procedimento é para algo que não é "essencialmente" importante, vou deixar "temporariamente" de lado. Acabei de perceber que meu conhecimento deste banco de dados é muito mas muito superficial mesmo.
            Mas como o registro é uma parte do Windows que me fascina, apesar das partes dificultosas, aos poucos irei me familiarizando com o mesmo.

            Mas agora vou me empenhar em terminar de assistir todos as vídeo-aulas sobre 'como manipular o registro'. Pois, mesmo eu sendo leigo, até a aula 4 foi tudo muito interessante e obtive algumas informações importantíssimas, que não tinha visto em nenhum das dezenas (talvez centenas) de páginas da web que pesquisei (tratando do registro do Windows) atá conhecer a rbtech.

            Valeu, brother!

  • SILVIO CESAR BORGES comentou em

    Boa noite estou me familiarizando com o site agora e gostaria de saber se este pequeno curso as vídeos só tem esta resolução de 480p ou tem 720p?

    Responder
  • Brahms comentou em

    Parabéns amigo, sou técnico de informática.
    Vou assistir a todas essas aulas, espero que sejam todas com qualidade tanto quanto a primeira.
    Continue assim ajudando aos menos informados, boa sorte.

    Responder
  • Ogéris Mayer comentou em

    Ricardo você disse na primeira aula que a restauração do sistema é baseada em arquivos de log, ou seja, quando você pede para restaurar o sistema, ele vai ler lá no arquivo de log tudo o que foi mudado depois daquela data e vai desfazer as alterações. Mas ele somente faz as alterações do registro, não as alterações do perfil do usuário, no caso, se eu criei uma pasta do Desktop ele não vai desfaze-la, ou vai?

    Responder
    • A questão de arquivos é muito variável, em teoria os arquivos de usuário não são alterados enquanto os do sistema/programas são. Mas na prática nem sempre é assim que funciona.

      Responder
  • Gilvane A. Lima comentou em

    Ricardo, primeiramente parabens pelo excelente video, muito claro e objetivo; gostaria apenas de complementar uma informação, o arquivo UsrClass.dat ñ fica no diretório %userprofile% e sim no %userprofile%\AppData\Local\Mi­­crosoft\Windows\UsrClass.dat, abraço

    Responder
  • felix comentou em

    ola caro colega obrigado pelas explicação to adorando as suas aulas são muito boa de se compreender você explica muito bem parabéns.
    agora eu gostaria de aprender uma coisa que eu ja tinha aprendido no youtube com um rapaz americano que era como retirar anuncios para registrar producto on line.
    vou ser mais explicito,eu instalo um programa exemplo de nome corel draw v5 eu instalo depois disso começo a usar o programa com o serial tudo certinho mais depois de eu começar a usar o programa, na tela apresenta um aviso para registrar o software isso é seus dados para depois enviar para companhia eu sabia como tirar esse anuncio so que perdi a formatar o pc poderia me explicar como tirar esses anuncio por favor.
    obrigado pela atenção

    Responder
  • Júnior comentou em

    Ricardo o conteúdo que é passado em seu blog são de ótima qualidade de parabenizo, outra coisa vejo que nas suas vídeo aulas você raramente dá um branco (esquecer) você quando está fazendo a gravação você lê? se você escreve faz anotações antes das aulas pra na hora falar o que foi programado?

    Responder
    • Sim Júnior, a grande parte das aulas é planejada antes e geralmente eu imprimo algumas anotações ou então gravo com o notebook aberto na frente do PC para poder ter algum material de acompanhamento. Sobre esta aula em particular eu tenho o conteúdo impresso para auxiliar.

      Responder
  • Adélson comentou em

    Olá Ricardo,
    Há algum tempo que acompanho o seu blog (suas vídeo-aulas e a de seus parceiros). Tenho aprendido muito, muito mesmo. Gostei particularmente do texto em que você dá dicas de como tirar melhor proveito das vídeo-aulas. Como sou professor (inglês e alemão), dou orientações aos meus alunos numa linha semelhante à sua.
    Brevemente vou ter o meu site (já registrei a marca no INPI e o domínio no registro.br). Estou agora pesquisando para decidir onde hospedá-lo. Lá vou um espaço para quem se interessar por computação e farei questão de colocar vocês em destaque. Sou muito grato, mesmo. Um grande abraço.

    Responder

Deixe seu comentário