Como instalar o Windows XP corretamente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Outro dia publiquei aqui no blog uma vídeo aula ensinando como instalar o Windows 7 corretamente em um computador. E não demorou muito para eu receber pedidos via e-mail para ensinar a instalar o XP corretamente, assim como mostrado na aula sobre o Seven.

Então, atendendo aos pedidos, segue a aula onde ensino como instalar o Windows XP de maneira correta, dividindo o HD em partições de forma a separar os arquivos de sistema dos arquivos do usuário. Preste atenção, pois cada detalhe explicado na aula pode fazer toda diferença futuramente quando for preciso reinstalar o SO no computador.

Não deixe de fazer seu comentário, dizendo o que achou desta aula, sua opinião é muito importante para continuar melhorando nosso blog.

Se você quer aprender todos os procedimentos para instalar, configurar e otimizar computadores com Windows XP, faça nosso curso completo de instalação e configuração, veja mais detalhes aqui

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 23 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Natalino comentou em

    uma curiosidade, toda vez que formato um pc com o xp, depois de pronto, o horário sempre está no Afeganistão, vou no relógio e insiro o horário de Brasilia, você pode avaliar onde está meu erro, boa noite!!

    Responder
  • Paulo Henrique comentou em

    Ricardo, bem que vc poderia postar algo sobre erros de pcs e soluções, pois vc sabe explicar muito bem e ajudaria a galera com duvida.

    Responder
  • Antônio Cunha comentou em

    Só uma dúvida disco cheio de programas e arquivos não deixam pc lento não? Eu sempre guardo os meus arquivos em pen drive nem uso repatições no pc. Pelo simples fato de achar que o pc ficam lento. Não sei se estou certo ou errado.

    Responder
  • loiane comentou em

    ricardo tava olhando o meu gerenciamento do computador tem a partição C, e tambem a partição E, dos arquivos e um espaço livre cliquei nele para criar uma nova partição apareceu a janelina suspensa com o nome, nova unidade logica, igual apareceu ai com vc quando vc foi criar a nova partição,ai cliquei em nova unidade logica depois avancei
    e na proxima janela as opções que apareceu habilitada foi unidade logica, partição primaria e extendida estao desabilitadas, pq isso, se eu abrir o icone meu computador nao aparece nada referindo ao espaço livre que tem no gerenciamento do computador

    Responder
    • As opção que estão desabilitadas estão assim por que a partição foi criada na instalação provavelmente. Espaço não alocado nunca aparece no meu computador, somente no gerenciador de disco.

      Responder
  • loiane comentou em

    e tambem se fazer assim criar a partição C, e tambem a outra partição no caso seria a E formatava a C só a C e instalava o SO, depois terminar a instalação abrir meu computador vai na partição E clicar em cima vai aparecer aquelas opções suspensa e em formatar clicar em cima e formatava, desse jeito seria criado que tipo de partição ( primario, extendida,etc)

    obrigada.

    Responder
    • Se você criar as 2 partições na hora da instalação o C fica como primário e a outra como extendida. Mas terá novamente o problema, se acontecer algo de errado com a partição C o mesmo irá acontecer com a outra partição.

      Responder
  • loiane comentou em

    Ola ricardo muito boa sua aula, só que tenho duas duvidas a 1º tenho o meu hd particionado “c com o so, xp instalado”, “d driver do cd”, “e E partição dos arquivos”, as duas partição aparece a mensagem que vc se referiu integro a que tem o SO instalado vem com a mensagem integro(sistema). mais embaixo tem aquela barra identificando as cores das partições, azul um pouco escuro para partição primaria, e aqui no meu caso a partição dos arquivos ficou como unidade lógica com uma com azul mais clara, dessa forma que esta particionado se eu for reeinstalar o SO vai excluir essa unidade logica, e o que é mesmo essa unidade logica.

    2º e o seguinte em vez em quando quando vou acessa a partição dos arquivos aparece a mensagem partição não formatada deseja formatar sim ou não pq acontece isso.
    muito obrigada

    Responder
    • Dizem que se você apenas formatar a partição primária nada acontece com a partição lógica e que a mesma somente será excluída caso a primária seja excluída também, porém eu prefiro não confiar nesta teoria, uma vez que estamos falando de praticamente todos os arquivos do usuário.
      O aviso de partição não formatada provavelmente seja algum erro na estrutura das partições, aconselho fazer um backup externo e criar as partições corretamente antes que haja algum erro fatal com a tabela de partições.

      Responder
  • Muito boa a aula ..
    mas fiquei com uma duvida se eu tenho meu HD particionado
    na hora de formatar o PC novamente eu posso só formatar
    a partição que fica o SO para não perder os dados que ficam
    no D?

    Responder

Deixe seu comentário