Como instalar e reinstalar o Ubuntu Linux corretamente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Já faz algum tempo que estamos tratando sobre a instalação correta de sistema operacionais aqui no blog, confira a lista do que já foi postado sobre o assunto:

E hoje irei apresentar para vocês a maneira correta de instalar o Ubuntu, além de ensinar também como reinstalar o sistema sem perder seus documentos no caso de uma formatação do PC ou notebook. Neste exemplo utilizamos máquinas virtuais, mas todo procedimento pode ser executado em um computador sem qualquer problema.

Antes de iniciar a instalação, você deve baixar a versão mais recentes do SO. Caso não saiba como proceder veja este post.

Como instalar o Ubuntu corretamente

Como reinstalar o Ubuntu sem perder documentos

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 34 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Gleicy comentou em

    Olá vc pode me ajudar. Comprei um not q vei com Ubuntu ja instalado, porém ñ sei mexer nele, e pra completar qndo o liguei ñ sei oq fz q ficou em inglês, ñ consigo trocar o idioma. Ele dá tipo protegido, como se fosse uma sessão temporária, e ñ consigo ter acesso a algumas opções, vc poderia me ajudar a mudar o idioma?

    Responder
  • Wellington comentou em

    Ricardo, mais uma ajuda por favor!! Na versão atual do Ubuntu, 14... a instalação não reconhece o HD, por isso não consigo particionar, instalar, nada. Nesta versão é possível instalar pelo "Live USB" em try ou pela própria instalação direta, mas nem em uma e nem em outra é reconhecido o HD. O que pode estar acontecendo?

    Responder
      • Wellington comentou em

        Ricardo, sabe o que acontece aqui na máquina? o disco está protegido por gpt, por isso não consigo instalar o linux. Vou ter que remover esta proteção. Você poderia dar uma orientação sobre como remover esta proteção?
        Abraços.

        Responder
  • Aoleopercio comentou em

    ola amigo tenho assistido seu videos muito bons. tenho uma maquina onte estão instalados os sistemas XP, Windows 7, e Linux Ubuntu 13.04, acontece que não consigo mais atualizar o Ubuntu, os pacotes não baixam, o que fazer?

    Responder
  • juliana comentou em

    Ricardo boa noite, :)
    Adorei sua aula principalmente pq meu win.7 não funciona mais rsrs(pegou uma infecção viral q não consigo formatar, sempre dá algum erro no hd) formatei o hd e tentei instalar o Ubuntu entretanto fala q não pode pq já tem arquivos (de uma instalação passada) q podem dá erro, pode me explicar por favor?

    Responder
  • Roberson comentou em

    Muito boa as dicas, já havia feito com Ubuntu a dica de reinstalar sem perder arquivos pessoais, mas aproveitei para ver, porque se a gente não faz isso direto devido "pessoas" por preferir instalar Windows a gente acaba esquecendo, e uma breve passada aqui para refrescar a memoria. Já no do Windows que tem que entrar no regedit e mudar tudo depois configurar , no linux muito mais simples e facil, muito bom Ricardo, abs

    Responder
  • Thais comentou em

    Olá, Ricardo, pretendo instalar o Ubuntu em meu Notebook, e tenho uma dúvida em relação ao particionamento do HD para alocar usuários e arquivos em uma partição separada.

    Ano passado formatei meu computador e reinstalei o Windows 7 de acordo com um tutorial seu sobre isto e particionei o HD conforme você explicou. Minha dúvida é: eu poderia formatar somente a partição em que está instalado o Windows, onde eu instalaria o Ubuntu e dela acessar a partição onde estão os usuários e arquivos sem precisar formatá-la (e ter que fazer backup).

    Responder
  • Rodolfo comentou em

    Olá, Ricardo queria saber de você se esse SO (Ubuntu), rodaria qualquer jogo nele, igual ao WINDOWS XP e o 7.
    Porque eu andei dando uma pesquisada pela internet e vi alguns comentários que ele é limitado vamos dizer assim, para jogos.

    Responder
  • edilson comentou em

    ate aí tudo bem, mas quando a maquina ja tiver um windows com HD com duas partições e quiser colocar o ubuntu na partição D: (que não possui o windows), como saber qual partição estou usando para o ubuntu no momento da instalação. Pode ser apenas uma dica, qualquer duvida eu experimento na maquina virtual.

    Responder
    • O sistema de arquivos para instalação de Windows sempre vai ser NTFS ou FAT, logo sua partição de Linux terá outro sistema de arquivos como EXT3, EXT4, etc.

      Responder
  • Cláudio comentou em

    Ricardo, eu estava precisando dessa aula justamene pra instalar o Ubuntu. Nota dez, parabéns.
    O Linux ainda é uma caixinha preta pra mim, mas estou disposto a conhecer.
    Obrigado e valeu.

    Responder
  • José Alves comentou em

    Olá Ricardo.
    Gostei muito das aulas de Instalação e Reinstalação do Ubuntu. Também achei muito interessantes as aulas de SQL.
    Eu já uso o Ubuntu 11.10 mas sem uma partição separada para os arquivos pessoais.
    Seria possível criar uma partição e mover os meus arquivos para ela sem reinstalar o sistema? Você tem uma aula para isto? Obrigado.

    Responder
  • Rafael Vasconcelos comentou em

    Olá, fiz de acordo com a video aula, porém no wmware nao fica em full screen mesmo maximininzando a janela, fica em 800x600. Como faço para por em tela cheia?

    Vlw =D

    Responder
  • erick audilei comentou em

    olá ricardo me da uma ajuda!!!

    estou precisando ter noçao basica de linux. ja entendo de [dual boot] com 2 hd's ou em duas partiçoes no mesmo disco... tem como eu ter o [UBUNTU] em uma partiçao e o [WINDOWS 7] em outra?????

    agradeço desde já amigo.

    Responder
    • Olá Erick, faz algum tempo que não fiz mais dual boot (uns 2 anos) pois usava o próprio Wubi para instalar ao lado do Windows. Recomendo que dê uma pesquisada no fórum brasileiro do Ubuntu, tem um tuto bom sobre isso lá.

      Responder
  • Eugenio comentou em

    Ricardo, no dual boot Seven/Ubuntu, como configurar grub para o Seven ser default? Posso usar o easybcd?

    Responder
  • Eugenio comentou em

    Ricardo, instalei o win7 e deixei uma partição pra instalar o Ubuntu. Ocorre q já gastei 3 das partições primárias pro Windows. Qdo tentei instalar o Ubuntu com /, /home e swap apareceu um espaço inútil. Li em alguns posts q poderia formatar a partição como estendida e criar dentro dela a /, /home e swap. É possível isso? Como fazer? Obrigado.

    Responder
    • Sim, o sistema de arquivos permite criar apenas 4 partições primárias no mesmo disco e por isso não consegue criar as demais. Nunca fiz mais testes sobre isso, terá que testar e ver as possíveis soluções para contornar essa limitação.

      Responder
  • Tião comentou em

    Beleza, esta aula tava esperando na platéia... muito útil realmente!!
    Ricardo vou aproveitar para perguntar o seguinte: Na minha cidade uso internet ADSL com velocidade de 1Mb mesmo que ainda baixa, com o windows XP ou 7 minha internet funciona satisfatoriamente independente do navegador... como voce ja deve saber estou tentando aprender um pouco de linux (ubuntu), uma questão que me chamou a atenção e porque a velocidade muda no linux, so que fica mais lenta, sera que pode ser configuração de IP ou isso se da pelo fato de ter versão X do navegador firefox?
    se puder ajudar desde ja agradeço! Parabéns pelo blog sempre atualizado, com assuntos para todos os tipos de usuarios! um abraço atenciosamente!

    Responder
    • Tião, pra mim geralmente é o contrário, ou seja, no Ubuntu a net é bem mais rápida do que no Windows, estranho este seu relato, é primeira vez que ouço isso. Não sei o que lhe dizer a respeito...

      Responder
  • Reinaldo comentou em

    Ola ricardo muito boa a aula, esse procedimento serve tambem para outras distribuições linux ou só para ubuntu, outra coisa queria que vc mim desse uma dica como fazer para conservar os cd de SO que graveir em imagem iso. por exemplo gravei um cd do ubuntu depois instalei e ficou uma beleza alguns meses fui usa o mesmo cd e deu varios erros de arquivos não encontrados,isso ja mim aconteceu com windows tambem, pq isso e o cd que é ruim.

    Responder
  • Aquiles comentou em

    Saudações!

    instalei o ubuntu 11.10 em um computador que usa rede com proxy, alterei as configurações de proxy e porta como manda o figurino, porem ao tentar instalar plugins do flash ou qualquer outro programa da central de programas, tenho problemas, não é possivel instalar, a mensagem informa que há um erro de conexão, gostaria de saber se é por conta do usuário e senha [da rede proxy] na opção de configurar proxy não existe campo para usuário e senha do proxy.

    F1 Please.!

    Responder
    • Como o próprio erro diz, é algum problema na conexão, sendo assim vc deve verificar as configurações da mesma para ver se está tudo de acordo como realmente deve ser.

      Responder

Deixe seu comentário