Como fazer a bateria do notebook durar mais - Parte 3

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

No artigo anterior falamos sobre a troca automatizada de planos de energia conforme o estado no notebook, uma técnica que ajuda a ter um bom desempenho quando ligado à corrente, e em contrapartida tem uma boa economia quando está somente na bateria. Hoje para finalizar nossa pequena série de artigos sobre baterias, vamos falar sobre um procedimento que praticamente ninguém observa, e acaba perdendo autonomia com o passar do tempo.

Descarga completa da bateria

Primeiramente vamos entender o que é uma descarga completa, também chamada de recalibragem: é o procedimento no qual a bateria é descarregada por completo, ficando sem atividade por alguma horas até que seu medidor de carga seja "reiniciado", fazendo com que a bateria tenha uma autonomia maior, assim como era logo que veio da fábrica.

Recomenda-se que este procedimento seja feito a cada 30 ciclos de descarga, ou seja, depois de ter carregado a bateria por 30 vezes, devemos fazer uma descarga completa da mesma, mas não se preocupe em ficar marcando no papel quantas vezes carregou seu notebook, o BatteryCare se encarrega de cuidar disso pra você. Quando os 30 cliclos forem completados, o aplicativo irá avisar, e abrindo o software você tem esta informação na tela principal, conforme vemos na imagem abaixo:

Como fazer uma descarga completa da bateria

O processo é muito simples, porém aconselho fazê-lo sempre no final do dia para que o portátil descanse durante a noite e somente seja utilizado novamente no dia seguinte. Veja os passos que você deve seguir:

  1. Após receber o aviso de que 30 ciclos foram completados, carregue a bateria totalmente (100% de carga);
  2. Utilize o computador normalmente até que o mesmo hiberne sozinho (3% ou 5% de carga conforme aprendemos a configurar no primeiro artigo);
  3. Quando o notebook hibernar, dexe-o descanasar por no mínimo 6 horas (eu deixo 10 horas sempre) sem carga.
  4. Após decorrido o tempo carregue a bateria completamente (100%), enquanto isso poderá usar o notebook normalmente;
  5. Informe ao BatteryCare que já efetuou uma descarga completa para que ele pare de dar avisos.

Dica: teste esse procedimento de descarga completa em tablets e celulares, e você verá uma melhora significativa na autonomia das baterias.

Conclusão

Como vimos nesta pequena série de artigos, cuidar bem de um notebook requer empenho e um mínimo de conhecimento sobre o assunto, portanto, esteja sempre atendo à mudanças e novidades e leia regularmente sobre o assunto. Um computador portátil não é um brinquedo barato para ser simplesmente usado de qualquer maneira, faça sua parte e cuide bem do seu notebook.

Agora é sua vez de dizer o que achou destes artigo e se eles foram úteis para você, aguardamos seu comentário...

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 19 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ana Paula comentou em

    Olá Ricardo Bernardi,

    Estou seguindo todas as suas dicas sobre como economizar bateria, e achei tudo muito sensacional, mas surgiu uma dúvida em minha mente, pois adquiri o meu notebook recentemente, e até agora fiz apenas 2 recargas completas e somente hoje baixei o BatteryCare. No entanto, o BatteryCare não contabilizou as 2 recargas que já fiz no meu notebook. Como devo proceder? Deverei fazer a descarga completa da bateria quando chegar na 28ª descarga? Grata desde já.

    Responder
  • Daniel Almeida Chagas comentou em

    Boas dicas, mas nao falou nada sobre temperatura. Afinal, baterias de litio sofrem muita perda se forem esquentadas.minha dica complementar é nunca usar notebooks em camas, ou sobre a propria roupa, em uma situacao em que a maquina esquente muito.

    Responder
  • Wilson comentou em

    Adorei as explicações! E como estou procurando pela melhor compra de um notebook, tudo que li me permitiu mudar algumas opiniões!

    Responder
  • Mônica comentou em

    Tenho um notebook Samsung rv415. Estou usando no modo de economia de energia. A bateria dura cerca de três horas. Este tempo de duração é normal???

    Responder
  • Gilmar comentou em

    Boa noite Ricardo,

    Comprei um notebook novo 3 dias atrás e segui todos os passos da suas dicas aqui para prservar a bateria. Tive muitos problemas com meu antigo note. Enfim, esse note novo "promete" mais de 6 h de duração da bateria. Estava carregada em 100% quando fiz as configurações aqui e instalei o batterycare, que informou 5:45 h restantes. Acontece que em pouco mais de meia hora foi caindo,mcaindo e logo já estava em pouco mais de 3 h restantes. Como é isso??? Devo já reclamar onde comprei?? Obrigado. Gilmar

    Responder
  • josy comentou em

    vou comprar um notebook essas imformaçoes me foram muito util vou saber ciuda come se deve do meu.obrigada

    Responder
  • thiago comentou em

    100% o video Ricardo, que Deus ilumini seus conhecimento muito obrigado por compartilhar, testei e 100%.

    Responder
  • Elisa comentou em

    Procurei muito um artigo sobre como cuidar da minha bateria assim q comprei o meu note(pq o manual não explica praticamente nada ¬¬) e nenhum deles me ajudou tanto..muito bom mesmo =)

    Responder
  • Gean Carlos comentou em

    Boa noite.
    fiz tudo certinho como foi explicado nos videos e li e reli todos os 3 post...

    mais tenho uma duvida.
    comprei um notebook recentemente, e ele informa que a bateria dura entre 3 a 4 horas. Mas depois de carregar ele por completo, a carga não dura nem 3.
    com essas informações passadas pelo site, espero ter uma melhor duração da minha bateria.
    queria saber se tem alguma coisa estranha ?

    meu note é um Samsung RV411 core i5...
    Obrigado.

    Responder
    • O que pode influenciar muito neste fator são os aplicativos abertos, os que iniciam junto com o sistema e também a maneira como você usa o notebook. Não adianta querer duração na bateria e estar sempre com vários programas abertos, várias abas no navegador e executando tudo ao mesmo tempo.

      Responder
  • cleber comentou em

    Bom dia amigo, primeiro parabéns pelo otimo site, estou aprendendo muito com seu conteudo.
    Gostaria de saber que software vc usa que cria aquela barra de icones no seu desktop, vejo no seu videos essa barra e queria instalar aqui no eu note tb.
    Obrigado!

    Responder

Deixe seu comentário