Como fazer a bateria do notebook durar mais - Parte 1

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Quem é usuário de notebook ou netbook sabe como é chato ter uma bateria que se esgota em poucos minutos, ainda mais quando estamos em alguma apresentação ou estudo importante. Pensando nisso desenvolvi este guia prático, que visa ensinar aos proprietário de portáteis e também aos técnicos em hardware, como cuidar corretamente da bateria de seus aparelhos.

O guia é composto por dicas em forma de texto e também vídeo, portanto, leia atentamente o artigo e assista ao vídeo quando indicado, pois um complementa as informações do outro. Iremos tratar especificamente de notebooks com sistema operacional Windows 7, mas nada impede que você utilize as dicas ensinadas em outros sistemas, basta usar a lógica e adaptar conforme sua necessidade.

Neste guia serão ensinadas técnicas que aprendi e desenvolvi por vários anos trabalhando como técnico em hardware ou no dia-a-dia como usuário de notebook. Qualquer pessoa pode discordar do que será ensinado aqui, desde que componha uma tese que prove a inconsistência das informações, assim eu também posso aprender novidades e corrigir meus erros.

O primeiro passo para quem quer melhorar a performance da bateria do seu portátil é configurar corretamente e nos mínimos detalhes os planos de energia do Windows. Assim você poderá escolher entre um plano que tenha economia de energia e outro que tenha um desempenho maior no notebook.

No vídeo a seguir ensino como configurar dois planos de energia no Windows 7, justamente para futuramente poder escolher qual o melhor plano de acordo com a tarefa que está sendo executada no note. Eu por exemplo, quando estou gravando uma aula ou utilizando máquina virtual no notebook utilizo o plano de alto desempenho e quando estou apenas digitando textos ou navegando na internet ativo o plano de economia de energia.

Mas não se preocupe, pois irei ensinar como fazer essa troca de planos de maneira automática em nosso próximo artigo, por hora, acompanhe a aula sobre configuração de planos de energia no Windows e não deixe de executar em seu notebook as configurações ensinadas na aula.

Pronto, agora o primeiro passo já está pronto. No nosso próximo artigo irei ensinar como instalar e configurar um aplicativo para gerenciar a troca de planos de energia automaticamente quando o notebook estiver ligando à tomada ou usando somente a bateria.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Que tal deixar um comentário dizendo o que achou deste primeiro artigo? Sua opinião pode ajudar outras pessoas, participe.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Thomas More comentou em

    Olá, segui o tutorial, mas agora a bateria do note só fica em 50% até 59%. Usei o note na bateria para consumir energia e depois de um tempo liguei na energia e coloquei pra carregar, mas ele só carregou até os 59% e parou nisso automaticamente. O meu é um Lenovo G580 com windows 7.
    O que será que está acontecendo?

    Responder
    • Thomas More comentou em

      olhando outros vídeos, onde vc fala sobre os programas que algumas marcas disponibilizam encontrei um da lenovo e ví que está marcado para extender a vida útil da bateria, por isso só chega até 60%. Falha nossa, rsrs, mas mesmo assim é bom deixar esse comentário pois pode ser que alguém passe pelo mesmo e antes de se descabelar verá que a solução é simples, apenas uma vasculhada nos ícones. abraço

      Responder
    • Você deve ter o gestor de carga da Lenovo interferindo no nível de carregamento, pois como pode ser visto no vídeo, não há nada relacionado a isso no aplicativo instalado.

      Responder
  • Ricardo Veridiano comentou em

    Olá, Ricardo Bernardi. Eu fiz o teste de eficiência da bateria e loga a baixo está o resultado. Não parece estar tão desgastada. Por que o not desliga derepente, sem dar sinal de bateria fraca?

    ID da bateria 001 OEM I41SI
    Fabricante OEM
    Número de série 001
    Química LiON
    Longo prazo 1
    Capacidade do projeto 47520
    Último recarregamento total 43200

    Responder
  • flavio comentou em

    mais uma grande video aula, parabens ricardo.....
    a cada dia que passar, fico adquirindo, muito mais conhecimento atraves da rbtech....
    o blog esta no topo dos meus favoritos.....
    um grande abraço

    Responder
  • Ricardo Veridiano comentou em

    A bateria do meu notebook fica de 5 a 10 minutos e de repente sem dar nenhum sinal de alerta ou outra coisa ele desliga. O que pode ser, será que a bateria já era?

    Responder

Deixe seu comentário