Como cuidar da bateria do notebook ou netbook corretamente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Você sabe como cuidar da bateria de seu notebook ou é daqueles que usam o aparelho de qualquer jeito e depois ficam reclamando porque a bateria não dura mais que 30 minutos?

Este post tem como objetivo ensinar você como cuidar da bateria do seu notebook ou netbook para que a mesma tenha uma vida útil maior. Você aprenderá como ajustar o sensor de carga da bateria, quando é necessário carregar a mesma e quando é melhor usar somente o aparelho ligado na energia.

Efeito memória ou vício da bateria

Antes de tudo quero esclarecer um mito que persiste na cabeça dos usuários: bateria de notebook não vicia. Isso mesmo, não existe possibilidade de haver o chamado vício ou efeito memória como também é conhecido em baterias lítio.

Portanto, você poderá carregar a bateria do seu notebook não importando se ela ainda tem alguma porcentagem de carga ou se já terminou totalmente. Tome muito cuidado ao descarregar totalmente a bateria antes de iniciar a carga, pois isso pode prejudicar a bateria como veremos mais adiante.

Descargas da bateria

Evite deixar seu portátil chegar ao nível de 0% de bateria, ou seja, desligar-se sozinho por falta de carga. Esse procedimento “estressa” a bateria e pode até danificá-la dependendo da freqüência com que isto é feito. O indicado é fazer descargas parciais até que a bateria atinja um nível de 20 a 25% da capacidade total, e então iniciar o carregamento da mesma.

As baterias de lítio têm um sensor interno que mede com exatidão quanta carga a mesma ainda possui. Mas com o passar do tempo este sensor tende a ficar impreciso ou desregulado e não mais indicar a quantidade certa de carga contida na bateria, quando isto acontecer será necessário fazer uma recalibração ou descarga total da bateria para ajustar este sensor.

Como e quando fazer uma descarga total

Para prolongar a vida útil da bateria ou até mesmo para recalibrar o sensor da mesma é necessário fazer uma descarga total da bateria. Este procedimento deve ser feito a cada 30 ciclos de carga, ou seja, a cada 30 vezes que a bateria for carregada, faça uma descarga total como mostrado abaixo:

  1. Carregue a bateria até o máximo de sua capacidade, ou seja, 100%;
  2. Configure seu notebook para hibernar automaticamente quando o nível de carga atingir 3%;
  3. Use o computador até que o mesmo entre em hibernação automaticamente;
  4. Quando ele hibernar, deixe-o descansar por 8 a 12 horas (uma noite de sono);
  5. Após esse período, carregue-o até atingir o nível de carga de 100% novamente (pode usá-lo normalmente enquanto estiver carregando).

Estes são os passos para fazer uma descarga total de sua bateria, mas lembrem-se, descargas deste tipo com intervalos menores do que 30 ciclos de carga também pode danificar a bateria, então seja cauteloso.

Devo tirar a bateria do notebook quando estou com ele ligado à rede elétrica

Essa é uma dúvida que muitos usuários de computadores portáteis tem, mas então, o que devo fazer nestes casos?

Na verdade o fato de a bateria estar com 100% de carga e o carregador estar ligado a ela não causa danos, pois quando a bateria atinge sua capacidade máxima de carga ela passa a recusar a energia que por sua vez é repassada diretamente ao aparelho.

Porém, deve-se ter cuidado quanto a temperatura que a bateria e o restante do aparelho atingem, pois o calor pode danificar muito a bateria. Então se seu notebook está na faixa dos 30 a 40 graus, a bateria pode permanecer no aparelho, já se o mesmo está com níveis de temperatura em torno dos 50 graus ou mais, retire a bateria enquanto ligado a rede elétrica.

Uma boa opção para monitorar estes aspectos e controlar melhor a carga de sua bateria é usar o BatteryCare.

Fonte das informações: http://batteryuniversity.com e FAQ do BatteryCare.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 57 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Carlos Alberto Monteiro da Silva comentou em

    Meu HP é um Pavilion e quando está ligado a bateria não carrega, só quando desligo daí a bateria volta a carregar, o que faço?

    Responder
  • Felipe comentou em

    olá,tenho uma duvida e espero que voces possam me ajudar em nome de Jesus. meu notebook ta descarregando nao sei o por que. otem eu esqueci ele carregando e quando acordei hoje por volta das 9 retirei ele da tomada, quando fui ligar ele a pouco tempo atras ele tava descarregado. so que nao enetendi ja que ele havia passado a noite carregando.

    Responder
  • Missias comentou em

    A bateria estava funcionando e carregando corretamente, de repente ela não carrega mais. O que pode ter acontecido?

    Responder
  • Bruno Aquino comentou em

    Quando indica comprar um nova bateria?

    Tenho um Dell Intel® Core™ i3 CPU M 380 @ 2.53GHz × 4 com 4 GB de RAM, mas no site da própria Dell, uma bateria nova para meu modelo de Notebook, está por volta de R$ 260,00. Vale investir essa quantidade no Notebook citado?

    Grato!

    Responder
  • maizasantana comentou em

    Gostaria de saber como eu faço para que a bateria do meu notebook que é um HP G42 250BR apareça à quantidade de horas; quando está descarregando, pois ele não possui o tempo que falta para descarregar, apenas possui a porcentagem e isso não me ajuda, a saber, o quanto de horas falta para desliga ló.

    Responder
  • jessica comentou em

    Ola Ricardo eu estava utilizando o meu notbook e quando acusou 10% de bateria levantei pra pegar o carregador e quando vi ja tava 7 qndo conectei o carregador ele nao carregou e desligou e agora nao dar sinal que ta carregando e nao consigi ligar o que pode ser o que devo fazer??

    Responder
  • Thiago Soares comentou em

    Opa, tudo bom? Na questão de temperatura, meu note é um HP Pavillion DV6-t 2000, ele NUNCA ficou menos que 70º e sua temperatura média chega a ser 90º, é um tanto absurdo. Tem alguma dica ou sabe dizer se é problema de fábrica mesmo?

    Responder
  • E aí, Ricardo, tudo tranquilo? Cara, comprei meu notebook há 2 meses, nunca deixo ele mais do que 8 hr direto ligado, só que ontem eu esqueci e acabei deixando ele aproximadamente por umas 9 hr ligado. Só que aí ele se travou e ficou fazendo um barulho estranho, e do nada começou a sair um vento de dentro dele.. nisso, fiquei assustado e tentei desligar no power umas 5 vezes, não consegui, aí fechei ele umas 3 vezes e nada e o vento sempre saindo pela lateral dele.. achei que tinha estragado ele aí peguei, fechei, e deixei ele no mesmo lugar de sempre umas 5/6hr depois fui ver e ele tava fazendo o mesmo barulho, a hr que acordei vi que o vento tinha parado peguei e liguei ele normalmente só que na primeira vez ele não ligo aí me dei conta que ele tava sem bateria, conectei a bateria, liguei, seguiu funcionando normalmente. Queria saber a respeito dele ter travado e não desligar de jeito nenhum e o vento saindo pela lateral do not. Se puder responder, muito obrigado!

    Responder
  • Rafael comentou em

    Olá Ricardo, estou com uma dúvida e espero que possa me ajudar, se for possível é claro. Tenho um notebook hp há 2 anos, porém ultimamente ele vem apresentando um probleminha quanto ao nível máximo da carga de 100%. Quando estou usando deixo descarregar a bateria totalmente até ele desligar sozinho, coloco para carregar e ao final a luz do led branca indica que a bateria está carregada, mas quando ligo o aparelho mostra 92%, 90%, 97%... O quê devo fazer? Ah, não é sempre que acontece, mas me incomoda. Obrigado!

    Responder
  • Isabella comentou em

    Olá! Estou um tanto aflita. Tenho um netbook Lenovo Ideapad, que uso simplesmente para levar à faculdade, para fazer anotações durante as aula. Sempre tive vários cuidados no processo de carregamento, exatamente no intuito de prolongar a vida útil da bateria, tendo em vista que, normalmente, durante o uso, fico em locais distantes de tomadas. O cuidado era tanto que, depois de dois anos de uso, a bateria aguenta 3 horas e uns poucos minutos. Entretanto, há uns 3 dias, desliguei o netbook, mas, por descuido, esqueci-o ligado no carregador, ficando na energia a noite inteira. No dia seguinte, retirei o carregador, tentei ligá-lo, mas não houve sinal. Retirei a bateria, recoloquei, mas nada. Então, liguei no carregador. Ligou normalmente e, na barra de tarefas, apareceu o símbolo da bateria como ligada na corrente, mas com a indicação de 100% carregada. Quando retiro o carregador da tomada, desliga tudo, sem aviso, sem nada. Já fiz vários testes, mas não obtive êxito. O que será que aconteceu? Você acha que tem jeito ou a bateria passou desta para uma melhor? Obrigada desde já e desculpa o relato prolongado. Abraços.

    Responder
  • @onrfaelsampaio comentou em

    Pelo jeito estou fazendo a lição de casa, comprei meu note no inicio de setembro/2013, portanto tenho 10 meses de uso:

    Bateria:Informações de bateria
    ID da bateria SAMSUNG Electronics
    Fabricante SAMSUNG Electronics
    Número de série
    Química LION
    Longo prazo 1
    Capacidade do projeto 48840
    Último recarregamento total 47730

    Ou seja, a capacidade de recarga está 97,73% Intacta, bem dizer nova, completei apenas 15 ciclos com ela

    Responder
  • Bruna comentou em

    Olá Ricardo
    Primeiramente, obrigada pelas dicas tanto de quais melhores configurações de notebooks para cada necessidade de uso quanto do BatteryCare, fiz uso de ambas.
    Minha dúvida é, eu posso deixar o notebook conectado sempre na tomada, sempre mesmo? Uso o meu somente em casa e o deixo sempre na tomada, mesmo depois de atingir 100%. Meu notebook não tem fácil remoção de bateria, portanto não pretendo ficar removendo-a também. Isso me intriga porque, então, o batterycare não funcionará corretamente na marcação de duração de bateria quanto na contagem para a descarga total. O que devo fazer para correto uso do notebook e desempenho do batterycare?
    Desde já obrigada.

    Responder
  • Jose Ailton Rafael comentou em

    Ricardo, tudo bem?
    Grato pelas orientações, entretanto ainda tenho uma dúvida quanto aos procedimentos para a recalibração da bateria. A orientação diz que após o carregamento total (100%), deixar hibernar com 3%. Minha bateria não consegue chegar a tão baixa carga, ou seja, o notebook desliga (como que falta de carga) até mesmo com 60, 70 ou 80%.Tento ligar de novo com a carga dela mas nem dá tempo de inicializar que desliga de novo, mesmo com a carga citada. Por isso, não consigo chegar nos 3%. O que posso fazer nesse caso?
    Abraço.

    Responder
  • Luciano comentou em

    "Desconecte o carregador do notebook e deixe a bateria repousar por aproximadamente 2 horas, durante este período você pode usar o computador normalmente"

    Ricardo, me explique melhor essa parte. Minha bateria dura no máximo uns 30 minutos. Quando eu carregar ela 100%, logo vou desconectar o carregador do notebook e deixar a bateria repousar, mas isso com o pc desligado né? Afinal, minha bateria não segura essas 2 horas que vc indica. Ou eu tenho que tirar a bateria do pc? Obrigado!

    Responder
    • Esse "repouso" seria não forçar a descarga usando aplicativos pesados ou jogos por exemplo. Mas eu já removi esse trecho do artigo pois esse passo não faz diferença no processo como um todo conforme meus testes.

      Responder
  • cida comentou em

    comprei um netbook e queria saber se para carregalo preciso desligar ou deixar ligada na bateria antes d colocar no carregador?

    Responder
  • Adriano Valente comentou em

    Olá, eu gostaria de saber se eu posso deixar meu notebook carregando por até 12 horas toda vez que ele estiver pedindo uma recarga?
    amigavelmente, Adriano.

    Responder
  • rafael comentou em

    ola adorei este site voce tira muitas duvidas a minha ea seguinte; mesmo com a bateria carregada 100% quando retiro a tomada meu note desliga e a bolinha de que indica a bateria nele fiaca piscando verde sera que e problema de software ou tenho que trocar a bateria se puder me ajudar aobrigado e parabens pelo site

    Responder
  • Egas Moniz comentou em

    E também eu queria saber qual e a melhor marca de netbook para eu poder comprar. Agradeceria se puder me ajudar

    Responder
  • Egas Moniz comentou em

    Ricardo eu queria saber quais sao as marcas do netbook que tem uma bateria muito pontente

    Responder
  • Tiago vargas comentou em

    Muito obrigado, tirei diversas duvidas que eu tinha, principalmente ao mito do vicio, isso me atormentava muito.
    Muito obrigado e Parabéns pelo tópico.

    Responder
  • Aleandro Coelho comentou em

    Olá Ricardo, utilizar o note enquanto a bateria está carregando não reduz a vida útil da mesma? Realmente é mito o fato de alguns falarem que a bateria vicia? Comprei um note da Asus, porém no manual não há nada falando sobre o carregamento da bateria, más o vendedor da loja que comprei disse que a primeira carga deveria ser de 8h. Isso é correto??

    Responder
  • Moises comentou em

    Bom dia!

    Meu notebook fica ligado direto com a bateria conectado a rede eletrica, hoje aparece que está 100% carregada, mas quando desconecto o cabo eletrico aparece entre 50% a 60% de energia. Minha duvida é, se eu fizer uma descarga total eu conseguirei fazer que a bateria volte ao normal?

    obrigado pelas dicas..

    Responder
  • Edson comentou em

    Muito obrigado por tirar minhas dúvidas sobre baterias de notbook,realmente você me ajudou muito.
    Meus parabéns,e quando eu tiver alguma dúvida vou procura-lo.
    Um abraço!

    Responder
  • Mayquel comentou em

    Sempre q estou perto de uma tomada costumo retirar a bateria e usar direto na rede, ao chegar em torno de 7 % recarrego novamente a bateria.
    Tem funcionado bem, pelo menos pra mim.

    Responder
  • O notebook funciona ligado a rede elétrica e sem a bateria?

    Não estou conseguindo tirar a bateria do notebook. É difícil tirar a bateria? Ja desativei um dos pontos, mas outro parece que é flexível.

    Responder
  • Elizelma Oliveira comentou em

    Amei a dica, parabéns.
    Obrigado por esclarecer as dúvidas que tinha à cerca de bateria.

    Responder
  • Helio comentou em

    Muito Boa tarde,

    Há um tempo houve uma sobrecarga electrica no prédio e o meu portátil deixou de funcionar.

    Agora cada vez que o ligo, mesmo tendo o cabo de corrente ligado, ele está sempre dar o apito que está com falta de bateria e desliga-se.

    como resolvo isto?

    cumprimentos
    Hélio

    Responder
  • Edson comentou em

    instalar e desinstalar um programa, embora muito leve, várias vezes causa algum problema?????? por favor!!

    Responder
  • Edson comentou em

    depois que a energia foi-se o computador desligou, mas voltei a colocar a bateria mas iniciou tudo normalmente. será que pode ter causado algum problema??? com memória coisa assim. apenas quero certificar que ta td bem com o meu movo notebook. é só uma vez que isso aconteceu.

    Responder
  • Edson comentou em

    É que ontém eu estava trabalhando no meu notebook ligado a corrente, sem bateria, de repende a energia foi-se, e como é obvio o notebook desligou-se de mediato. embora depois eu coloquei a bateria voltei a ligar e tudo funcionou normalmente, mas fiquei preocupado se isso ñ causa problemas, gostaria de ter um esclarecimento por favor!

    Responder
  • Ana Maria comentou em

    Agradeço seus esclarecimentos a respeito do ssunto uma vez que não entendo nada sobre batrias e afins. Sua dediccação ajudará muitas pessoas. um abraço.

    Responder
  • Mateus Cakes comentou em

    Eu vou comprar um Notebook da HP, o G42. Mais eu queria saber o que você acha sobre os Notebooks 3D? Recomenda ?

    Responder
  • adebastiani comentou em

    Ricardo,

    tenho um notebook da Hp , as vezes ao ligar o mesmo não funciona, a tela fica azul mas não entra no windows, coloquei o carregador direto e tirei a bateria, ai funcuinou corretomente, isso pode ser defeito da bateria, tenho ele uns 90 dias.

    Ademir

    Responder
  • Milton comentou em

    Olá Ricardo,

    Parabéns pelo site, pois é de fácil entendimento os posts, mesmo para um leigo como eu.

    Comprei um Notebook Samsung Intel® Core™ i3 e vou usar pela primeira vez.

    Pergunto:
    Como fazer para carregar a bateria pela primeira vez? Deve ficar 12 horas carregando?

    Em uso ou sem uso?

    Tenho outro e uso o note ligado direto na força sem bateria, e uso a bateria 1 vez na quinzena até o note indicar para carregala, esta correto o procedimento? uso direto na rede porque fica em uso muitas hora.

    Obrigado,

    Milton

    Responder
    • Prezado Milton, quanto ao uso siga as dicas mostradas neste post, em breve irei postar outro artigo falando sobre baterias. Sobre a primeira carga, o ideal é seguir o que é indicado no manual do fabricante, pois pode variar de uma marca para outra.

      Responder

Deixe seu comentário