Como configurar o Windows em 1 segundo

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Já ensinamos você a instalar o Windows Seven e também o Windows XP corretamente no computador ou notebook, já ensinamos como baixar todas as atulizações do Windows para instalar em modo off-line, já ensinamos como manter uma pasta com seus setups sempre atualizada e agora chegou a vez de aprender criar um script de auto-configuração para o Windows.

Mas se você acha que vai ganhar tudo pronto, enganou-se, vou ensinar como fazer, cada um de vocês terá que se dedicar e criar seu próprio scrip personalizado para usar depois quando formatar computadores ou notebooks. Quem trabalha como técnico em manutenção ja deve estar acostumado com a idéia de que se queremos uma coisa, precisamos correr atrás e buscar soluções para agilizar nosso dia-a-dia.

Durante muito tempo eu fiz pesquisas e estudos, adquiri livros e cursos sobre o assunto até que consegui saciar minha sede de saber usar o registro do Windows (regedit) à meu favor. O que vou ensinar nesta aula irá ajudar você a criar um script .reg contendo sua configurações preferidas, a fim de poder aplicá-las em um computador apenas executando este script.

Logicamente que para criar seu script vai levar um pouco de tempo (bem mais que 1 segundo) e será preciso dedicação de sua parte, pois o que você vai aprender na aula é a lógica e a receita, depois basta empregar os conhecimentos e fazer suas personalizações de acordo com sua vontade.

Vamos resumir o que irei ensinar nesta aula:

  • Monitorar alterações no registro do Windows
  • Usar estes dados para montar um script para auto configuração

Download do RegShot Portable (400 Kb)

E você já conhecia esta técnica? O que achou da solução apresentada nesta aula? Deixe um comentário e conte sua opinião.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 29 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Jose Luiz comentou em

    Ricardo, gostaria se me informasse algum aplicativo para que eu possa fazer uma busca de um determinado nome/string no registro, e este me desse automaticamente em listagem única, o nome que estou procurando em toda parte do registro, sem ter que usar o localizador do regedit, sem ter que pressionar F3 a cada busca encontrada. Você conhece algum aplicativo que faz a busca de uma vez só, do nome encontrado mostrando o resultado em todas a seções do registro, mas em uma única listagem? Obrigado!

    Responder
      • Jose Luiz comentou em

        Ricardo, achei um, chama-se: "Regscanner" (Tem para x86 e x64) - Com este aplicativo, ele me mostra todas as seções do Registro - e quando quero procurar um "nome/string" que eu preciso excluir, e este nome encontra-se espalhado em todas as seções do registro, ele lista para mim de uma VEZ SÓ a localização dele em todo o registro, facilitando assim excluir o nome, editar, importar, exportar - sem ter que ficar pressionando F3 para localizar este nome em partes, como é feito no Regedit. Se quiser experimentar fica aí a dica. Obrigado!

        Responder
    • Todo aplicativo que faz qualquer acesso ao registro do Windows é considerado ameaça por aplicativos/serviços que não sabem distinguir ameaças reais de acessos simples ao registro.

      Responder
  • Muito obrigado por está aula e por ter feito este site , pois senão fosse você com este site , e com os seus videos no youtube e principalmente com aquele video de todo sábado.
    Eu nem teria me animado a procurar de novo como melhorar a minha velocidade de formatar e deixar o computador pronto para a batalha em menos tempo :D , alias um dia talvez iria procurar de novo ... mas... como procurei depois de ver tu falando que instalava o windows em 10 min com tudo pronto bem dizer ... isto me deu aquele empurrãozinho que faltava :D ,tipo se este cara instala neste tempo e falou blablabla .. que pode usar tal coisa e blabla .. há não vou perder pra ele :D pois se uma pessoa conseguiu eu consigo auheuahe , um amigo meu instala o windows rapidamente assim .. mas usa o norton ghost e este metodo não acho bom.

    Este de usar o registro do windows e automatizar as instalações, acho melhor.

    VALEU

    Responder
  • jobi comentou em

    Gostaria de saber se esse script tbm pode ser para instalar programas como navegadores, players, plugins esse tipo de coisa.
    otimo site
    att jobi

    Responder
  • Paulo Maviega comentou em

    Vale ressaltar que esta ferramenta é muito útil para detectar o funcionamento de malwares e criar vacinas especificas. Se estiver equivocado me corrija.

    Abrçs muito bom Post

    Att.

    Paulo Maviega :)

    Responder
    • Na verdade sempre temos vários usos diferentes para as ferramentas usadas em nosso dia-a-dia, basta adaptar conforme nossa necessidade.
      Obrigado pelo comentário.

      Responder
  • Alexandre Teixeira comentou em

    Parabéns, ótima dica.

    Poderia depois fazer/complementar este artigo com suas configurações disponibilizando o arquivo .reg e um breve texto com as otimizações!

    Responder
    • Hehe, daí vou estar revelando alguns segredos profissionais, neste caso fica a critério de cada um fazer seu próprio scritp. Eu viz minha parte, estudei para entender a lógica, agora é com vocês.

      Responder
  • joão batista comentou em

    Se eu montar um script e executá-lo, caso haja restauração do sistema volta na configuração original, ok?
    Tem como evitar este retorno?

    Responder
  • Ádamo comentou em

    Muito boa sua video aula. Ta de parabéns!!!
    gostaria q vc fizesse uma video aula sobre instalação de linux e windows em partições.
    como o metodo de escolha de sistema operacional no inicio do boot.

    desde ja agradeço vlw :D

    Responder
  • gilson comentou em

    Cara muito boa video aula poxa eu so tenho uma duvida sobre essas configuraço que falam que aceleram o desempenho do pc em um site diz que mellhoram em outros dize que pioram eu fico perdido se puder dar umas dica de quais configuraçoes valem ou nao a pena fazer.vlw um abraço!!!!!!

    Responder
    • Em breve teremos disponível um curso completo de instalação e configuração do Windows Seven para técnicos, onde será mostrado como configurar e quais configurações fazer para que o PC tenha um bom desempenho sem perder a aparência.

      Responder
  • Mauro comentou em

    Perfeito Ricardo, é só no seu blog que se aprende isso.
    Parabéns e muito obrigado.

    Um grande abraço!!!

    Responder
  • Valdir Coxev comentou em

    Video Aula nota 10, conteúdo nota 100 e o site rbtech nota 1000, a você Ricardo Bernardi um grande abraço e continue assim, ansioso aguardando novas atualizações.

    Responder
  • Dimar comentou em

    Salve Ricardo, gostaria de saber se existe como criar um servidor em casa para hospedar o próprio site. Se existe, como fazer?

    Responder
    • Olá Dimar, existe como mas não vale a pena devido ao alto custo de mantenção e por causa das velocidades de internet caseiras que são muito baixas. Para um servidor você precisa de um link dedicado com ao menos uns 5 mega de velocidade de UPLOAD para suportar vários acessos simultãneos ao site. Sem falar na questão de segurança e configuração do servidor, daria assunto para umas 50 vídeo aulas e ainda assim não estaria pronto.

      Responder
  • Alan Silva de Albuquerque comentou em

    Cara isso foi demais, parabens Ricardo por mais uma belissima aula e muito Util para quem formata e instala windows diariamente.

    Responder

Deixe seu comentário