Libere espaço no HD compactando seus emails

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

A dica de hoje é para quem usa o Outlook ou o Thunderbird para gerenciar seus emails. Estes aplicativos são ótimos para ler emails em modo offline, pois uma vez baixado, o email ele fica armazenado no computador, evitando assim que seja necessária uma conexão com a internet para abrir estes emails futuramente.

Até aí tudo bem, mas o que muitos não sabem é que as pastas de armazenamento tanto do Outlook quanto do Thunderbird são dinâmicas, ou seja vão aumentando de tamanho conforme você recebe emails. O detalhe é que quando você exclui algum email estas pastas não reduzem seu tamanho.

Explicando:

  • Você recebe 20 Mb de emails hoje, logo sua caixa de entrada ficou com os mesmos 20 Mb;
  • Você vai lendo e excluindo grande parte dos emails e sua pasta continua com os 20 Mb;
  • No dia seguinte você recebe mais 30 Mb de emails, agora sua pasta tem 50 Mb;
  • Novamente você lê e exclui vários emails, e sua pasta continua com 50 Mb;
  • E assim este processo vai se repetindo dia após dias até que sua caixa de entrada tenha vários giga de tamanho acumulado.

Pois bem, vou explicar agora como você pode compactar estas pastas para recuperar o espaço perdido pelos emails que já foram deletados. É importante antes de fazer a compactação, esvaziar a pasta Itens Excluídos para um melhor aproveitamento do espaço. Veja como compactar as pastas a seguir

No Outlook Express

Clique no menu Arquivo > Pasta > Compactar todas as pastas

No Mozilla Thunderbird

Clique no menu Arquivo > Condensar pastas


No Microsoft Outlook 2003

Clique no menu Arquivo > Gerenciamento de Arquivos de dados e será mostrada uma janela como a da figura abaixo.

Clique em Configurações e será aberta outra janela, clique em Compactar agora


No Microsoft Outlook 2007

Clique no menu Arquivo > Gerenciamento de Arquivos de dados e será mostrada uma janela como a da figura abaixo.

Clique em Configurações e será aberta outra janela, clique em Compactar agora

Espero que este post seja útil para muitas pessoas que usam algum destes programas para gerenciamento de emails e que a partir de agora todos economizem espaço em seus HDs.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de fazer um comentário dizendo o que achou deste artigo?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Octavio comentou em

    Bom dia,
    Gostaria de uma dica,
    Uso o Microsoft outlook 2007 sempre tenho que fazer grupos com 50 e-mail, para estar enviando e-mail de trabalho, porem ao criar estes grupos, nao consigo visualizar a quantidade de e-mail, acabo tenho que fazer a conta um a um.
    Gostaria de uma ajuda,
    Obrigado

    Responder
  • Ramon comentou em

    Tutorial bem mastigado para que esta iniciando, porem não aconselho fazer isso no outlook express. pois a possibilidade de perder os e-mails é enorme. não valendo a pena, sendo mais garantido criar uma nova identidade e importar os e-mails... já nos outros nem testei por ficar com o pe atras.

    Responder
    • Ramon, o que dá problema no express é o tamanho das pastas e não o fato de compactar, pois o outlook express tem um problema muito antigo que quando uma pasta ultrapassa os 2 gb de tamanho o arquivo se corrompe. Fazendo uma compactação com regularidade este problema pode ser evitado ou ao menos adiado por um bom tempo.
      Mas o melhor mesmo é migrar para o Thunderbird que não tem esse tipo de problema.

      Responder

Deixe seu comentário