Antivírus gratuito - As melhores opções de 2019

  • Publicado em: 01/08/2019
  • Categoria(s)Segurança, Softwares, Windows
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Ter um antivírus instalado no computador é praxe, ao menos para usuários do Windows. Apesar de existirem os aplicativos pagos que oferecem recursos e ferramentas de proteção adicionais, os free ainda são os mais populares entre os usuários.

Neste post vou te apresentar as principais opções de antivírus gratuitos da atualidade. A listagem está em ordem alfabética.

AVAST

O Avast é um dos mais populares entre os gratuitos e oferece uma proteção decente mas peca em alguns aspectos, como no excesso de "ferramentas" que acabam deixando a máquina lenta, principalmente notebooks.

Minha dica pra você que vai usar o Avast é instalar ele de forma personalizada e selecionar apenas os módulos essenciais de proteção, como arquivos, comportamento e internet, por exemplo.

AVG

O AVG também é das antigas mas hoje (desde 2016 na verdade) a empresa é de propriedade da Avast, ou seja, ambos são praticamente o mesmo software com uma cara diferente.

Até onde eu sei ambos compartilham o motor principal de detecção e as assinaturas de malwares usadas para atualizar os aplicativos. Algumas ferramentas seguem sendo exclusivas de cada um, mas a base principal é a mesma.

AVIRA

O Avira tem se destacado pela leveza e por uma ótima taxa de detecção em sua versão gratuita.

Além da versão básica, o Avira oferece também um aplicativo chamado Free Security Suite, porém é preciso estar atento às ferramentas adicionais oferecidas por ele, pois nem sempre elas são indispensáveis e podem acabar sobrecarregando o sistema.

BITDEFENDER

O BitDefender é o tipo de software que você instala e esquece que ele existe. Ele funciona de forma silenciosa e discreta, praticamente sem a intervenção do usuário, tanto que as vezes você esquece que tem um antivírus instalado.

É leve e eficaz, vale a pena testar.

KASPERSKY

A Kaspersky é uma das mais renomadas empresas de segurança do mundo e por muitos anos focou apenas em soluções pagas de antivírus. De uns anos pra cá, depois de muito relutar, decidiu lançar uma versão gratuita que teve uma boa aceitação dos usuários.

PANDA

O Panda Dome Free é uma das melhores soluções de antivírus gratuitos na minha opinião. Ele tem um equilíbrio perfeito entre ferramentas disponíveis, taxa de detecção e performance.

As softwares apresentados aqui são os mais populares, mas não são os únicos do mercado. Fique a vontade para sugerir outras alternativas nos comentários.

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • tiagui99 comentou em

    O computador onde o avira travava estava com um ssd, e o que deu tela azul também, ambos eram rápidos.

    Responder
  • tiagui99 comentou em

    Não tive experiência muito boas com o avira. Em 1 cliente deu tela azul por causa do avira e em outro travando o computador. Ambos os casos com a desinstalação dele resolveu o problema.

    Responder
    • Eu tô com o Avira no meu PC há um bom tempo e tudo normal (tbm tenho SSD)... mas esses AVs são bem doidos, eu acho que na maioria dos casos é conflito com algum outro app do computador que causa os problemas.
      No notebook estou usando o BitDefender e também tudo ok até agora, porém já tive problema com ambos em outras máquinas...

      Responder

Deixe seu comentário