8 dicas para otimizar seu computador para drives SSD

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Os drives SSD estão cada vez mais fazendo parte da nossa realidade, muito em virtude o preço que teve uma redução sifnificativa nos últimos tempos. Porém muitas pessoas estão adquirindo SSDs para computadores e notebooks e apenas instalando-os na máquina, sem preocupar-se com alguns pontos importantes a respeito destes drives.

No vídeo de hoje eu vou passar 8 dicas para otimizar seu computador e seu Windows com a finalidade de melhorar o desempenho e aumentar a vida útil do seu SSD.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 52 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Tony Couto comentou em

    Ricardo, é possivel antes de instalar outros programas (após formatação e intalação do windows) mudar a pasta appdata de cada usuário para outro disco?

    Responder
  • ithiagoguedes comentou em

    Olá Ricardo,

    Tenho um notebook Dell Inspirion, e comprei um Drive Caddy e fiz como você, mas pretendo formatar o notebook e configura-lo com o mesmo procedimentos ensinado nas aulas de instalação e configuração do Windows 10 é valido? e após formatar posso usar os procedimentos ensinados nessa aula acima?

    Responder
  • Wellington comentou em

    Ricardo, blz? e para os sshd (híbridos), é correto proceder da mesma maneira, não desfragmenta-lo, desabilitar o superfeth e desativar a memória virtual sem outro hd instalado (apenas sshd)? Ao mesmo tempo que é um hd é também um ssd, o que você me fala?

    Responder
  • Pugliese comentou em

    Olá Ricardo. Segue suas orientações para otimização do W7. Instalei um SSD HyperX Fury em meu nootebook (SATA II) e estou muito satisfeito com o desempenho atual. Acontece que não pude realizar alguns procedimentos indicados por você e agora estou precisando de sua ajuda nas seguintes questões: 1 - De cara, não pude configurar na BIOS o AHCI mode, pois meu note é antigo e tem uma BIOS (INSYDE) básica sem opções para esta configuração - até atualizei a bios para a versão mais recente 'F.67', mas não mudou. Percebi que após a instalação do SSD recebi pelo SLIM DRIVERS uma atualização para controle de AHCI pelo sistema. O TRIM já estava ativo! O que posso fazer a respeito dessa BIOS, será que terei problemas? 2 - Como não posso instalar mais de 1 disco no note, eu também não pude fazer as configurações de migração de USUÁRIO e pasta TEMP. Até pensei em particionar o SSD (dados e sistema) para fazer isto, mas não acho que mudaria alguma coisa. O que pensei foi usar um cartão de memória SD de 2GB (meu note tem a entrada) para migrar a pasta TEMP. Será que funcionaria se formatasse ele em NTFS? As outras configurações eu consegui. Obrigado desde já.

    Responder
  • Dilson comentou em

    Boa Noite.
    Ricardo, parabéns pelo vídeo. Más esse caso é um pouco diferente da minha situação. Será que vc poderia me orientar?
    Sou leigo. Tenho um Note Deel Vostro 3560 com 8 GB de memória e disco rígido de 01 Tera e outro disco SSD de 30GB. E veio com o Windows 7 profissional. No lançamento do Windows 8 eu formatei a máquina e instalei o Win 8. Moral da história o SSD ficou sem uso e a máquina mais lenta.
    Recentemente com o Suporte telefônico da Dell, foi instalado de volta o WIN7 e reativado o SSD através da tecnologia Intel Rapide. No meu note o disco SSD não aparece em lugar algum. Na bios e na guia advance no lugar do AHCI, ou ATA é selecionado INTEL RESPONSE TECNOLOGY.
    Acontece que quero retornar o Win8, pergunto: Se instalar por cima do 7 eu vou perder a configuração do disco SSD? Qual o melhor método para o meu caso? A Dell não dá suporte quando se muda de sistema operacional.

    Responder
    • No seu caso não é um SSD, mas sim um disco híbrido que é usado como cache para os arquivos de sistema, em alguns casos dá pra ativar essa tecnologia com outros SOs, mas o procedimento exato de como fazer isso eu não sei.

      Responder
  • flaviocx comentou em

    Olá Ricardo!
    Primeiramente, parabéns pelo vídeo!!
    Tenho dua dúvidas:
    Primeiro com relação à configuração da BIOS. Tenho um mini HP e não encontrei a opção de mudar o modo SATA para AHCI. Creio que esse setup não tenha essa possibilidade de configuração. Tem alguma outra forma de mudar isso. Caso não tenha será que terei problema?
    A segunda dúvida é com relação a mudança do arquivos de paginação e temporários para um HD magnético. Eu estou com um SSD de 240 Gb e particionei 100 Gb para o SO e programas e o restante para os arquivos. Comprei um com essa capacidade pq no meu mini HP não tem como acoplar 2 HDs juntos e acho que não teria o mesmo desempenho colocar o disco magnético conectado pela porta USB 2.0. Faria alguma diferença mudar os arquivos de paginação e temporários para a partição dos arquivos ou isto não ajudaria em nada a manter a vida útil desse SSD? Caso ajude, faria sentido criar uma partição pequena (uns 4 Gb) para os arquivos de paginação?

    Responder
  • mjraad comentou em

    Prezado Ricardo,
    Saudações,

    Com relação ao Vídeo sobre as 8 dicas para aumentar a vida útil da unidade SSD, eu gostaria de lhe perguntar o seguinte:

    É possível alterar também o caminho de gravação para os arquivos temporários de internet, páginas off-line e Cookies?
    No aguardo.
    Obrigado!

    Responder
  • Ranieri comentou em

    Olá
    Quanto a mudança de local da pasta temp. Podemos fazer da seguinte forma:
    Abra duas janelas 1ª com o local no hd que receberá a pasta temp e 2ª janela com o local onde existe a pasta temp na partição C: ;
    clique na pasta temp (2ªjanela) com botão direito do mouse e arraste para (1ªjanela) onde fica o hd que será o novo destino;
    Solte a pasta temp; abrir-se-á uma janela com 3 opções: Escolha mover aqui;
    Pronto a pasta será movida para o segundo local.

    Obrigado!

    Responder
  • tony comentou em

    Muito bom a aula sobre otimização do ssd,gostaria de saber tambem na questão das pastas arquivo de programas, como colocalas na partição (d) já que o ssd e 60gb? ou devo deixalas na partição (c) mesmo?

    Responder
  • Lucas comentou em

    Ricado. Eu comprei um sdd da SanDisk chamado ReadyCache.

    De acordo com esse link: http://www.sandisk.com.br/products/ssd/sata/readycache/?capacity=32GB

    Especificamente nessa parte:

    Capacidade de 32 GB Oferece Amplo Espaço de Cache:
    O SanDisk ReadyCache SSD oferece espaço ideal para guardar em cache os dados e programas mais usados. Com uma capacidade de 32 GB, o custo continua acessível, enquanto o software ExpressCache gerencia automaticamente dados da unidade para aumentar o desempenho geral.

    Opera com o Software ExpressCache para Acelerar o Desempenho do PC:
    O SanDisk ReadyCache SSD é projetado para uso com o software ExpressCache da Condusiv Technologies, um programa inovador de cache de dados que ajuda seu PC a armazenar e acessar dados mais rapidamente do que acontece com um HDD. Esse software para download usa algoritmos de cache avançados que permitem ao computador aprender o comportamento de armazenamento do usuário e, automaticamente, salvar no cache seus aplicativos e dados de acesso mais frequente no SSD, recuperando-os a velocidades extraordinárias. O computador experimentará um aumento do desempenho, da inicialização ao desligamento.

    Pelo que li a gravação de cache de programas mais usados nao afeta o meu ssd. vc acha que ainda devo desativar o as opções de cash indicadas o vídeo ?

    Responder
    • Desconheço particularidades de modelos específicos, o que fiz no vídeo é algo que serve para a grande maioria dos SSDs, mas caso haja algo específico para o modelo citado, você deve pesquisar e testar o que realmente deve ser feito.

      Responder
  • Lucas comentou em

    Meu windows ta assim tbm :

    TEMP: %USERPROFILE%\AppData\Local\Temp
    TMP: %USERPROFILE%\AppData\Local\Temp

    Nesse caso se só mudar a pasta de usuários pra outro hd, automaticamente a pasta de arquivos temporários vai junto ?

    Responder
  • Leonildo comentou em

    Cara seu site é muito bom, quando tenho duvidas sobre area sempre encontro aqui, obg!

    Agora eu estou com duvidas sobre SSDs.

    Configuração do meu pc novo comprado a uma semana:

    Placa mãe: Gigabyte B75m-D3h
    Processador: i5-3330 3.00GHz 6MB LGA1155
    Placa de video: EVGA GeForce GTX650Ti Boost 2GB 192-Bit GDDR5 PCI-Express 3.0
    Fonte: Fonte Evga 500w 80 Plus.
    SSD: SSD SanDisk ReadyCache 2.5´´ 32GB SATA III (sistema operacional)
    Hd: HD Seagate SATA 3 500GB 7200RPM 6.0Gb/s (arquivos)
    Hd samsung antigo. (tipo muito antigo deve ter um 3 anos esse hd mas, ta funcionando)

    Eu tenho um ssd de 32 gb comprei pensando em instalar so o sistema operacional Windows 7, no entanto como todo hd, nao posso usar toda sua capacidade, só posso usar 29,8. Apos a instalação o windows ocupa 13,9 gb, fora os drives, que depois instalados consome 18, 19 gigas, e se eu instalar atualizações o que sobra praticamente são 7 gb, fora os programas que so instalam no disco ex: O Google Chrome, entre outros. Assim meu ssd vai ficar lotado e ja estou de olho em um 120gb.

    So que estou com duvidas, com 120gb posso instalar os navegadores, e os programas da adobe que uso: Dreamweaver, Fireworks, Photoshop, Flash entre outros sem me preocupar com espaço. no entanto , a maioria dos programas criam arquivos temporários, se eu mudar a pasta de arquivos "Temp" para um hd externo, todos os programas que criarem arquivos temporários vão depender do HD externo de qualquer forma, isso pode "atrasar" um pouco os programas ?

    Acho que nao pode atrasar muito mas, o programa que estiver sendo executado e tiver criando arquivos temporários, eles vao estar no hd externo e nao no SSD onde foi instalado. Vc acha que isso diminui o desempenho do programa ? Pelo que pesquisei o SSD só vai executar rápido os arquivos q estiver dentro dele. so vai executar rapidamente os programas que forem instalados nele.

    Então pelo que entendi, o fato de eu comprar um ssd só para o sistema e o usar um hd externo pra instalar programas nao foi uma boa ideia, pq os programas instalados no hd externo vao ser executados na velocidade do hd, mesmo o sistema estando rápido. Isso é verdade ?

    Eu instalei o Dreamweaver CS4, no ssd e no hd, o programa é aberto na mesma velocidade tanto o que esta no ssd e no hd, se tem alguma diferença acho que é de milésimos de segundos pq nao da pra notar. Será que o sistema executa o programa que esta no hd externo mais rápido, por conta do desempenho do ssd ? mesmo o programa nao esteja instalado nele ? Ou essa velocidade e por conta da configuração do pc que é boa ?

    Vc tbm falou que não é bom criar e deletar arquivos no ssd diminuia a vida util e o desempenho, por isso a migração das contas de usuarios, da pasta temp entre outras configurações... que impossibilita a criação de a exclusão de arquivos o tempo todo mas, e sobre os navegadores, eles baixam e deletam arquivos em quanto vc navega, esse arquivos tbm vão para a pasta temp ?

    Bem, tenho essas duvidas e queria saber sua opinião, obg!

    Responder
    • Tudo que estiver no SSD será lido/gravado na velocidade do SSD, assim como tudo que estiver no HD será limitado à velocidade do HD.
      Eu tenho SSD e a velocidade de abertura dos aplicativos é bem diferente (na maioria dos casos), mas existem programas que não são otimizados e não terão mudança alguma pelo fato de estar no SSD.

      Quando você migra o perfil de usuário, dados temporários de aplicativos (como browsers) serão armazenados automaticamente junto com os dados de usuários, navegadores, por exemplo, salvam cache e arquivos temporários na pasta APPDATA e não na pasta de instalação.

      Responder
      • Leonildo comentou em

        Ata, entendi olhei aqui a pasta de arquivos temporários esta ligado ao usuário mesmo:

        TEMP: (%USERPROFILE%\AppData\Local\Temp)
        TMP: (%USERPROFILE%\AppData\Local\Temp)

        Nesse caso so terei que mudar os usuarios do SSD para o HD externo ? Ou terei que fazer tudo que ta no video ?
        Sim tbm vi pessoas falando mal sobre parar a indexação do windows, o que essa indexação faz ?

        Estou em duvida entre dois SSDs de 120Gb cada um e faixa de preço é bem próxima:

        SanDisk Ultra Plus SSD 128G - Leitura: 530MB/s Gravação: 290MB/s (To usando um Sandisk de 32gb, no entanto pelo que pesquisei esse de 128gb usa MLC a leitura é quase a mesma do samsung, ja a gravação é bem menos)

        Samsung 840 EVO - Leitura: 540MB/s Gravação: 410MB/s (Achei bacana o samsung mas, falaram mal dele por conta de ele usar TLC que disseram é menos avançada que a MLC)

        Qual a sua opinião sobre esses dois SSDs, e seria legal vc fazer um video sobre SSDs ja procurei no youtube e nao encontrei nenhum video que explicasse com clareza essas questões.

        Responder
        • No vídeo passei algumas dicas, fica a critério de cada um decidir o que aplicar ou não em suas máquinas.
          Indexação cria um índice de arquivos para usar nas pesquisas dentro do sistema.

          Sobre os modelos não conheço detalhes para indicar um deles.

          Responder
  • LauroRM comentou em

    Ricardo, no caso do Windows 8, qual o valor de memória virtual adequada? Meu pc tem 8GB de memória?
    Obrigado.

    Responder
    • Há muitas opiniões controversas em relação ao page file, mas eu entendo que quando a RAM do PC é de 4 GB ou mais o arquivo de paginação pode ser de apenas 1 ou 2 GB somente para uso de aplicativos que simplesmente não funcionam sem este recurso.

      Responder
  • Fagner Barbosa comentou em

    Obrigado amigo, parabéns pelas dicas, uma última dúvida, caso minha placa mae gigabyte G41MT-S2,aceite a alteração da BIOS do modo SATA para AHCI, será necessário reinstalar o WIN 7, pois li em um fórum que pode ser q dê tela azul ou outros conflitos caso a mudança seja feito com o sistema operacional já instalado, assim foi sugerido que reinstale o WIn7, confere essa informação? obrigado

    Responder
  • Fagner Barbosa comentou em

    Amigo possuo uma placa mae gigabyte G41Mt-S2, com um processador pentium dual core, 4gb de memória, 01 HD SSD de 60gb onde esta o win7 profess. 64x, e 01 Hd normal de 1 tera particionado em 2 partições onde estão músicas, arquivos, etc, fiz quase td q vc explica no video, mas não consegui achar no setup da placa a opçao para mudar do modo SATA para AHCI, vc poderia me ajudar? onde faço essa alteração? outra coisa q não consegui foi a última dica para modificar o arquivo de paginação, pois apesar de o pc só ter um usuário (eu) ele pede que eu seja o administrador, não consegui fazer também, somente essas 2 dicas que não consegui fazer, desde já agradeço, aguardo reposta, obrigado.

    Responder
    • O sata mode é alterado no setup (BIOS) do computador, porém alguns modelos de placa mãe não apresentam esta opção.
      Quanto ao arquivo de paginação, é necessário que seu usuário tenha privilégios de administrador para poder alterar.

      Responder
  • André comentou em

    Boas dicas Ricardo! Uma dúvida: A dica sobre mudar os arquivos temporários, os arquivos de usuários e o arquivo Swap para a outra unidade (a unidade HD), é para otimizar o espaço no SSD? Ou é para otimizar a vida útil?

    Se o meu problema não for espaço, posso deixar esses arquivos no SSD para otimizar a gravação e leitura?

    Obrigado!

    Responder
  • José Luiz comentou em

    Alguns antigos aplicativos são programados para usarem em conjunto, a memória física e a memória virtual(Swap file) criada no HD, mesmo que haja memória física suficiente para rodá-los. Mas isso já vem sendo sendo modificado há tempos, com o avanço da linguagem de programação.

    Responder
  • Júlio comentou em

    HDs SSD? Que eu saiba não existe HD SSD, ou é HD (hard disk) ou SSD (solid state drive).

    Responder
  • Agnaldo comentou em

    Parabéns pelo excelente vídeo.

    Em geral, pode-se dizer que para quem tem mais de 4GB de RAM é até recomendável desativar a memória virtual, pois dificilmente os programas irão usar mais do que a memória na RAM. Além de liberar espaço no HD, isso impede que o Windows mova alguns arquivos mesmo com RAM sobrando. Mas isso varia dependendo do caso.

    Eu considero inadequado chamar SSD de HD ou de DISCO, já que o mesmo não tem nenhum DISCO dentro dele. São DISPOSITIVOS bastante diferentes, apesar da mesma função básica de armazenar arquivos.

    Excelente site, são muito valiosas as informações. Abraço.

    Responder
  • Mario Jose dos Santos comentou em

    Muito bom, Ricardo. Só ficou uma pequena dúvida:quando você fala em mexer no BIOS não está querendo dizer mexer no SETUP?

    Responder

Deixe seu comentário