8 coisas que você pode fazer com um live CD do Ubuntu

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Em minhas aulas e artigos e não canso de falar que conhecer e saber usar ao menos uma distribuição Linux é fundamental para qualquer técnico em hardware, inclusive já fiz um post com 10 razões para você usar uma distro Linux. Pois bem, no post de hoje eu vou citar 8 procedimentos que você pode executar utilizando um live CD do Ubuntu que podem ajudar muito quem trabalha com manutenção.

Na verdade estes procedimentos deveriam ser velhos conhecidos de todos os técnicos, mas como isso nem sempre é uma realidade vamos a eles:

Particionamento

Já faz algum tempo que o Ubuntu traz pré-instalado o Gparted, aplicativo com o qual você pode particionar um HD para instalar outros sistemas operacionais, redimensionar partições ou até mesmo excluí-las.

Regravar o grub

Quem tem dual boot deve saber do que eu estou falando... ao reinstalar o Windows quando temos dual boot no HD, o grub (boot do Linux) é perdido, desta forma a distribuição fica inacessível. Pois bem, após uma reinstalação de Windows, basta usar um live CD para recuperar o grub e tudo volta a ser como era antes.

Resetar a senha de root

Esquecimento de senhas é mais comum do que muitos imaginam. Se você por acaso esquecer sua senha de super usuário no Linux poderá criar uma nova senha de forma muito simples com um live CD, a menos que você tenha criptografado a partição onde o sistema está instalado... neste caso fica bem complicado.

Recuperar arquivos em partições do Windows

Fazer backup quando o SO não funciona é dose, mas usando um live CD torna-se tarefa simples e rápida. Basta acessar a partição e copiar os dados para um HD externo ou então para uma pasta de rede.

Recuperar configurações em uma instalação Linux

Procedimento muito útil quando você quer reinstalar o sistema, mas quer manter suas preferências de softwares e sistema. Utilizando um live CD você pode copiar os arquivos de configuração diretamente através do gerenciado de arquivos, e restaurá-los posteriormente utilizando o mesmo procedimento.

Backup e restauração de partições

Para que isso seja possível você irá precisar do aplicativo Partimage que pode ser instalado via apt-get. Com ele é possível gerar imagens das partições presentes no computador ou restaurar uma imagem previamente criada.

Clonagem de HDs

Pode ser feita utilizando o dd que copia absolutamente tudo do HD, inclusive a MBR, possibilitando até mesmo recuperar arquivos que já haviam sido excluídos anteriormente. Porém o dd não exibe barra de progresso do que está sendo executado, e o procedimento pode levar horas até ser concluído, portanto, uma boa dose de paciência é necessária, além é claro de conferir de tempos em tempos se a cópia já foi concluída.

Teste de memória

Basta escolher o teste de memória durante o boot para executar o bom e velho Memtest86 que permite localizar defeitos nos módulos de memória instalados no computador. Note que ele fica em loop infinito, portanto lembre de abortar o teste quando se der por satisfeito com os resultados.

Recuperar dados e partições

Através de aplicativos como o Photorec e o Testdisk você pode recuperar arquivos deletados acidentalmente ou até mesmo recuperar partições inteiras que foram apagadas ou perderam a referência por ação de vírus ou problemas diversos.

Como você pode perceber, as utilidades são muitas e variadas, por isso um bom estudo sobre o assunto não vai fazer mal a nenhum técnico.

Este texto teve como referência principal o capítulo 5 do livro Linux, guia prático de Carlos E. Morimoto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Gabriel Matheus de Andrade Teles comentou em

    Com certeza vale a pena aprender Linux tanto para Tecnico,Hackers entre outros.

    Tenho diversos Cds de Linux que eu gravo da para realizar uma Remasterização do Linux.
    O bom disso é que caso precise de programas especificos você pode fazer uma remasterização e rodar ele como Live CD para realizar Pentest,recuperar arquivos do Windows entre outros.

    Responder
  • Lucas Vital comentou em

    adquirir, hoje, esse livro. Semana que vem acho que chega!
    foi muito bem recomendado!
    Estou ansioso para lê-lo!

    Ótimas dicas ricardo!
    algumas já conhecia...
    Obrigado!!

    Responder

Deixe seu comentário