Você trabalha ou pretende trabalhar como técnico em hardware e manutenção? Sabe o que fazer para ganhar dinheiro com esta profissão? Então acompanhe algumas dicas de serviços que você pode prestar que lhe darão um bom retorno financeiro, possibilitando que você trabalhe a partir de casa ou tenha uma renda extra dedicando-se em horas de folga.
O objetivo principal de quem se forma na área de manutenção de computadores com certeza é viver disso, prestando serviços como freelancer ou até mesmo trabalhando em alguma empresa do ramo. Se você pretende trabalhar por conta própria, confira o que você pode oferecer aos seus clientes.
Este é com certeza o serviço mais popular entre os técnicos, pois toda hora tem gente querendo formatar um PC, seja ele novo ou usado, seja por vírus ou por bugs gerados pelo excesso de uso sem manutenção preventiva. Todo técnico que se preze deve saber como instalar e configurar um sistema operacional de maneira a proporcionar uma experiência de uso satisfatória ao seu cliente.
Não adianta pensar que basta instalar o SO e deixar por isso mesmo, os clientes estão cada vez mais exigentes, portanto, se você não tiver um diferencial perante seus concorrentes é muito provável que irá perder mercado gradativamente com o passar do tempo. Sabia que um computador bem configurado pode ter um desempenho até 20% maior do que o mesmo computador sem nenhuma configuração?
Para aprender a instalar e configurar os principais sistemas operacionais do mercado, confira os cursos recomendados a seguir. E para saber quanto cobrar por seus serviços, leia nossa série de artigos chamada "Quanto Cobrar" e garanta a saúde financeira de seu negócio.
Cursos e aulas recomendadas:
Esta dor de cabeça afeta muitos usuários, alguns por inexperiência e outros por ignorância, mas o fato é que todo dia milhares de novos malwares são criados e milhares de computadores infectados. O técnico que não souber fazer uma boa remoção de vírus hoje não merece ser chamado de técnico.
Muitos "técnicos" costumam formatar qualquer PC que esteja infectado, não sei se por preguiça de aprender ou por ignorância sobre o fato. Já fazem alguns anos que eu não preciso mais formatar PC infectado, graças a muito estudo e dedicação em aprender o comportamento dos vírus e maneira de identificar e remover os mesmos.
O procedimento de desinfecção é demorado, mas você pode ir fazendo outras tarefas intercaladas, logo, enquanto estiver fazendo uma remoção de vírus, pode tranquilamente ir formatando outro PC em paralelo, para quem não sabe isso chama-se produtividade.
Curso recomendado:
Esta é a tarefa que todo usuário deveria fazer regularmente no seu PC mas não faz, em consequência o lixo se acumula em pastas de arquivos temporários deixando o computador lento e fragmentado. Sua tarefa como técnico é convencer e provar para seu cliente que fazendo otimização o PC vai ficar melhor, mais rápido e confiável, atendendo melhor as expectativas de quem usá-lo.
Além da limpeza lógica, temos também a limpeza física, que consiste em tirar o pó, trocar pasta térmica, organizar a fiação interna e limpar placas com spray de limpa contato. Este procedimento é fundamental para prolongar a vida útil de qualquer computador.
Veja alguns posts sobre esse assunto que recomendamos que você leia:
Leitura recomendada:
Este é um item que praticamente todos os técnicos deixam de lado, não sei se por desconhecer ou por falta de criatividade, mas fazer contratos de manutenção é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Essa dica se aplica principalmente para empresas, mas pode ser adaptada para pessoas físicas também, basta ser criativo e dedicado.
Empresas não gostam de "se incomodar" com computadores, logo pagam para que alguém cuide deste assunto. Fazendo um contrato, você deve definir um valor e um tempo de serviço mensal por aquele valor, suponhamos que seja R$ 100,00 para quatro horas (meio dia) mensais de manutenção.
Neste caso, uma vez por mês você deve ir até a empresa para fazer limpeza, otimização e melhoria nas máquinas. Irá dar trabalho nos primeiros meses até que você tenha feito manutenção uma vez em cada PC, depois é só ir mantendo tudo em ordem e com o passar do tempo o serviço vai diminuindo, porém o valor pago continua sendo o mesmo.
É importante ter um contrato escrito, onde ambas as partes assinem e concordem com valores, horas e demais pormenores. Procure fazer contratos com duração de um ano, e vá renovando os mesmos conforme for necessário, depois de firmado o primeiro contrato com a empresa é uma questão de negociação para renovar o mesmo.
Curso recomendado:
Esta tarefa é um pouco mais complexa e exige um conhecimento maior por parte do técnico, basicamente a tarefa de um consultor é sugerir mudanças e melhorias dentro de sua área de atuação. No caso de manutenção, verificar o que é melhor para a empresa em questão de equipamentos, softwares e soluções, agilizando ao máximo o trabalho dos funcionários.
Em resumo a tarefa do consultor técnico seria verificar os equipamentos para ver se necessitam de algum upgrade de hardware ou update de software, procurar soluções que melhorem o dia a dia da empresa, fazendo a mesma ter mais produtividade e gastar menos com manutenção e assim por diante.
Neste caso não temos um valor fixo, e deve-se negociar com o empresário sobre valores e serviços prestados. Sugiro fazer um bom contrato que deixe bem claro os deveres e obrigações de cada parte. Para fazer uma boa consultoria você precisa conhecer o ramo de atividade da empresa e as necessidades tecnológicas da mesma, caso contrário seu trabalho pode não surtir efeito positivo e sua reputação ficará manchada.
Curso recomendado:
Como vimos neste post, é possível ganhar dinheiro com manutenção de computadores, basta ter empenho, dedicação e criatividade. Estas foram minhas dicas para quem está ingressando no mundo do TI como técnico em manutenção, espero que elas sejam de grande valia para sua nova profissão.
E você, gostou das dicas? Foram úteis para você? Que tal deixar um comentário com sua opinião ou sugestão?
Compartilhe esse post:Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.
Atualmente temos 75 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.
muito bom o post, So uma ressalva , remoçao de virus e perda de tempo e dinheiro no bolso o bom e formatar zero assim elimina muita dor de cabeça , e isso nao ignorancia nem preguisa trabalho com recuperaçao de dados e nao se engane que pode limpar a maquina 100% nao ha como dependendo do usuario so limpa 50% com sorte, o resto fica no hd gravado nos dados so esperando o gatilho pra voltar e enfectar a maquina somente virus de navegador pode ser tirado 100% o resto fica e mesmo com anti-virus ativo nao tira 100% o bom e formatar zero que limpa o hd e logo colocar um bom anti virus recomendo o kasperky e o melhor elimina 100% dos virus desde que seja o primeiro programa a ser instalado na maquina sempre . bom trabalho a mais de 15 anos com informatica entao cada caso e um caso e depende do cliente e quanto pagara se for empresa vai ficar a semaa toda tentando tirar o virus e botar a maquina redonda sera que vale a pena o risco , nao sei eu zero e mostro pra ele e deixo bem claro que daqui pra frente e com ele . pois certamente nao voltarei pelo mesmo motivo
Responderqueria saber ,com uma pessoal nessa aerea que trabalha em casa, com o publico de bairro, pode achar um jeito de nao receber "calote ",
ja tentei pagar a metade no inicio e o restante quando entregar o computador e ainda assim nao da certo ,e nao tenho maquina de cartão , acho que seria uma alternativa boa, mas nao é viavel pra mim agora , queria uma ajuda
Se o cliente não querer efetuar o pagamento como combinado, você não devolve o equipamento ate o mesmo cumprir a obrigação dele.
ResponderÓtimo post. De grande produtividade. Esta é a minha área, TI.
ResponderRicardo, sobre os contratos de manutenção, isso muito me interessa. Já tenho cerca de 3 anos de experiência com manutenção e desejo expandir oferecendo prestação de serviços.
Você recomendou fazer contratos de pelo menos 1 ano. Certo! Minha pergunta é: Eu tenho em mente nas visitas para prospectar clientes, ofertar 3 planos de serviços, sendo o básico (3 meses - para clientes que de repente não queiram firmar por longo tempo, mas o atendimento tem suas restrições), o profissional (6 meses - para clientes que desejam ter atendimento mais priorizado) e o VIP (12 meses - voltado para clientes que desejem serem atendidos com urgência). Os planos profissional e VIP tem seus diferenciais do básico, inclusive um cd com vídeos de orientações para problemas de baixa complexidade, de modo que nem eu nem o cliente percam o tempo em reparos considerados simples.
De acordo com sua experiência e visão, o que me diz?
Grato desde já.
ResponderEu entendo que o contrato começa valer a pena após o 4~6 mês, por isso indico de um ano. Mas essa é minha visão sobre o assunto, nada impede cada profissional de trabalhar de acordo com sua própria necessidade.
Se interessar tenho disponível aqui no site uma série de vídeos sobre o assunto: http://hardware.rbtech.info/landing/contratos-manutencao/
Gratidão pela resposta, Ricardo!
Só mais uma pergunta: qualquer plano que eu aderir aqui no seu site, tenho direito aos vídeos do link que vc me mandou?
ResponderO plano indicado abre quando você clica no link de compra, qualquer outro superior ao indicado também serve.
ResponderOi Boa noite, Gostaria de saber da minha seguinte, duvida. Eu fiz um curso no Senac de 1 més e pouco, aprendi muitas coisas, meu curso era de 50h todos dias da semana, eu queria saber se consigo seguir nesse mercado, pois sempre fui apaixonado, e em qual cargo atuar, eu sei que preciso estudar mais, mas quero começar em algo simples, para conseguir condições financeiras para pagar um curso de 18 meses ou melhor o técnico
nome do meu curso era de *Manutenção e Configuração de computadores*
ResponderSe você está iniciando, sugiro que leia nosso ebook, nele há várias dicas para quem está iniciando nesse ramo
http://hardware.rbtech.info/ebook-como-ser-tecnico-em-hardware/
As dicas são espetaculares!
Estamos mesmo precisando de mais técnicos nessas áreas, com qualificação suficiente para tender os usuários.
Existem cursos presenciais, em DVDs e Online que podem transformar um interessado num técnico apto a resolver defeitos, problemas, enfim quaqluer coisa em impressoras, computadores e Notebooks!!!
Amigos leiam! Estudem se atualizem!
Olá Ricardo! Sou aluno de TI da REDE CNI mais ainda estou no início e ainda não cheguei neste módulo... Estou bastante ancioso para começar. Gastaria de saber mais sobre Contratos de manutenção. Um abraço!
ResponderVeja ali no post onde fala sobre contratos tem um link para nosso curso, acesse para mais detalhes.
ResponderBoa tarde.
Me interessei pela área há pouco tempo, então já que você é um profissional, gostaria de saber de precisar.. digamos assim.. "Ter algo especial" para ir bem na profissão? Quero saber se qualquer interessado poderia aprender a fazer o trabalho de um técnico? Por que existem pessoas que aprendem em casa, que levam jeito, que tudo na informática é fácil, eu não sou assim, por isso a minha dúvida.
Desde já agradeço.
Gostar do que faz é essencial.
ResponderSeu site é fantástico, estou aprendendo coisas incriveis a cada leitura, obrigado por compartilhar.
ResponderMuito bom o artigo.
Tenho uma dúvida: Eu não tenho curso tecnico, somente profissionalizante (18 meses) mas sou autodidata tudo que tem nesse artigo eu sei fazer venho fazendo manutenção a 3 anos em Pcs.
Vale a pena adquirir um cnpj simples e abrir um espaço para realizar manutenção ou seria melhor cursar um técnico antes?
Se você trabalha fazendo manutenção por conta própria e não tem outro emprego faça seu registro e preste o serviço legalizado.
ResponderÓtimo o post, parabéns!
ResponderGrandes dicas.
Sou estudante de analista de suporte técnico pelo curso adv aqui no Rio, acredito que o mercado é bastante aberto e flexível, tudo depende apenas da dedicação e preparação do profissional.
Que legal Diego ! Estou querendo fazer um curso de Suporte Técnico também. Disseram que no mercado de trabalho, existem várias oportunidades quanto a este curso. Indicaram-me o curso adv.
ResponderMuito bom Estou querendo montar uma loja nesse ramo e as dicas foram muito uteis vlw cara
Respondermuito bom para aqueles que estao começando
Respondereu gostaria de sabe se eu construir um espaço e se precisa legaliza ?! espero a resposta.
gostei muito das suas dicas valeu
SEMPRE é preciso estar legalizado. Como você vai emitir notas, recibos, fazer contratos, comprar peças sem estar registrado tudo certinho?
ResponderBoa tarde amigo, gostaria de saber quanto cobrar em um contrato de serviço, se por estações ou por rede em geral ou se tem algum valor fixo!!!
Obrigado
ResponderEm breve falaremos sobre isso aqui no blog, por hora leia nossa série sobre "Quanto Cobrar", especialemente o artigo que fala sobre o valor da hora técnica.
ResponderGostei muito
Responderboa tarde, estou cursando tecnico em hardware, e gostaria de saber, se essa profissão , pode alçancar um cargo bem reconhecido no mercado de trabalho, li o site e vi, que tudo também depende muito, do desenpenho e dedicação do tecnico, mais gostaria de saber, se com todos esses conhecimentos e dedicação, podemos manter uma boa renda e abrir negocios proprios, como lojas de informatica e etc....
fico no aguardo obrigado.......
Acho que você já respondeu a própria pergunta: estudo e dedicação.
Respondergrato, irei me dedicar ao maximo ^^
ResponderMuito com gostei muito e me ajudou bastante também!!!
ResponderOlá, Ricardo! Tudo em Paz? O que você diria sobre trabalhar com manutenção em parceria... O meu caso é o seguinte, fui convidado por um cara aqui que tem um provedor de internet a rádio para trabalhar com manutenção para os clientes dele. Aí ele sugeriu assim, de modo informal eu entraria com o meu trabalho e ele cederia um espaço na Lan House dele, que fica em avenida principal aqui na cidade, para utilizar a internet de lá, a energia claro, e ele também ficaria responsável por comprar as ferramentas que precisassem, tipo álcool isopropílico, limpa contato, hd externo para backup, etc... Nesse caso, quanto você acha que seria uma divisão justa para dividirmos por serviço? Tipo, eu faço um serviço que custou 100 reais, quanto você acha que deveria ser a minha porcentagem? Tava pensando aqui comigo que talvez 60% meu e 40% para ele seria interessante, mais não sei realmente se este seria um valor justo nessas condições que lhe disse. Gostaria muito que você pudesse me dar sua opinião, pois daqui uns dias vou dar à ele minha proposta. Agradeço desde já!
ResponderIsso é negociação entre vocês, é preciso chegar a um acordo e somente vocês podem decidir o que é interressante para ambos.
Respondermuito boa essas dicas. Já sou técnico formado e até hoje nunca exerci a profissão, mas com essas dicas já estou mas empolgado e estou até pensando em começar meu própio negócio
vlw.
deixe dicas também sobre o curso tec. em redes de computadores obrigado
ResponderGostei muito do artigo me ajudou muito!
ResponderMuito bom o artigo das 5 formas de ganhar dinheiro com pc
Abraços!
Respondermuito bom,ta ai boas dicas!!
ResponderBoa tarde, gostaria de saber quanto deve se cobrar quando prestar serviço a um empresa, quanto se deve cobra se por estação (PC) ou pela rede como um todo, tendo servidor!!!
Obrigado
Respondercara show show nota 100000000000000
ResponderMinhas saudações a todos. A questão da formatação do pc como primeira opção no caso de vírus, acredito ser particular ao trabalho de cada um. Sou um destes que formata sempre que possível, pois acredito que entre dedicar horas seguidas (mesmo que intercaladas) a um pc, ou aplicar um procedimento padrão 100% garantido, sou mais a segunda opção. Acho difícil, senão impossível dar garantias em uma remoção de vírus em que eu aposte o meu pescoço a um preço inferior ao de uma formatação (mesmo tendo que reparar backup e softwares). Pense em quantas DLL's, definições de ambiente, definições de segurança do S.O., sem contar os vícios do próprio usuário que em alguns casos pode voltar "argumentando: será que a remoção foi bem feita?" Vejo essa alternativa viável em casos de servidores e workstations em que mexer no ambiente significa prejuízo real. Caso contrário, penso ser mais "custo benefício" oferecer uma instalação stardart segura, atualizada, zerada e a preço razoável.
Respondereu falo isso por experiencia propria de 14 anos na area de informatica, a questão é na hora de cobrar a manutenção do computador, o cliente acha caro uma formatação de R$ 35,00
por exemplo! pra quem esta começando, a dica é saber negociar, pq se cobra caro as vezes o cliente não faz o serviço, se vc cobra barato desvaloriza a profissão!
ai vai de cada tecnico! parabens pelo site e boa sorte
Se você é bom no que faz, quem define o valor do teu serviço é você e não o cliente.
Quando um cliente me pergunta quanto é a formatação, eu respondo R$ 80,00. Daí ele fala: mas o fulano faz por R$ 50,00
Então eu digo e até incentivo: então leva o PC para o fulano fazer, pois meu preço é R$ 80,00. Nunca se trabalha preço quando você é um bom profissional.
muito bom estou comesandono ramo e isso vai me ajudar muito
ResponderLegal muito bom, as sua dicas são simples e fundamentais para quem quer iniciar na area de informatica.
Parabens!!!!
Eu sou iniciante, fiz o curso de Manutenção de Computadores e outro curso de Redes e Conectividades e Redes sem fio no SENAC de Aracaju-SE, repetir estes mesmos cursos no Colégio Microlins de Aracaju-SE, agora estou fazendo o curso de Note-book na Microlins inicio das aulas 05/01/2013 previsão do termino mês 04/2013.
Agora graças a DEUS, pesquisando um assunto do Colégio pela Internet e descobrir RBTech.info, gostei dos assuntos, me tornei um assinante premuim, eu tenho para mim como se fosse um milagre de DEUS, porque com as dúvidas que sai dos Colégios eu pesquisava na Internet ou através dos colegas mais ainda fivam algumas duvidas sobre TI.
Eu sou sapateiro tenho 52 anos estou cançado, agora com o conhecimento que eu adquirir nos Colégios e a ajuda de RBTech e com a ajuda de DEUS estou pensando em montar um laboratório de Informática. Abraços Wilson
Muito obrigado pelas dicas foram muito uteis..
Responderolá gostei muito desse post. Gosto muito da área tecnológica, mas tenho apenas 13 anos. Entendo muito de informatica, sei formatar, limpeza, removeção de virús e tudo mais. Você acha que eu consigo iniciar uma carreira de TI?
e minha mãe tbm está investindo muito em mim.
o que você acha?
Muito bom, pois estou ingressando no ramo e deixou bem claro
os prós e contras da profissão. Agora é só colocar em prática.
Desde já agradeço.
ResponderMas afinal, onde aprender a ser um bom tecnico?
Responderolha realmente seu post é o melhor que ja encontrei,pois vc esclarece muito bem tudo aquilo q um tecnico de pc precisa saber,valeu pelas dicas!!
ResponderTrabalho nesta área desde 2006 e gostei muito do post.
PARABÉNS!!
Muito bom,gostei das dicas,estou começando nesta área e é bom saber alguns ¨toques¨. Obrigado!
ResponderEstou entrando na área de manutenção e tenho uma grande dúvida!
Quando é realizada a formatação, posteriormente o Windows precisa ser ativado. Pelo o que eu tenho em mente os técnicos não fazem ativação com um serial obtido de forma legal. Mas acho que isso pode se tornar perigoso quando o cliente tem conhecimento ou caso você realize o serviço em uma empresa, onde ela pode ser vítima de fiscalização.
Como você faz ativação do Windows de seus clientes (pessoa física/empresa) e como recomenda que isso seja feito, pois tenho receio de qualquer dia a PF bater na porta da minha casa me acusando de pirataria de software. Obrigado desde já!
ResponderSe o cliente pagar pelo registro o mesmo é adquirido e ativado na máquina do cliente, caso contrário fica licença pirata mesmo.
ResponderAcho pouco provável que isso de fato ocorra, mas uma coisa interessante a fazer para se proteger é jogar limpo com o cliente. Há distros Linux tão usáveis quanto windows hoje em dia e dar opção para o cliente vai isentar vc de responsabilidades. Um termo de responsabilidade por exemplo pode resolver em partes. Não podemos ignorar que cerca de 90% dos nossos clientes usam pirata, e se assim o fazem, ao menos que façam sabendo da responsabilidade que assumem.
ResponderLegal, Leandro!
Acredito nessa forma de trabalho, de joga limpo com o cliente e, nisso, atuar como esclarecedor.
Mas não se deve confiar muito nessa de ser pouco provável o efeito de uma fiscalização, até porque a punição vai muito mais além de uma pesada multa sobe o valor do Windows, envolve prisão.
Quanto ao temo de responsabilidade, acho que é apenas uma tentatitva, pois a Lei de Direitos Autorais não deixa essa "margem" de segurança.
Também acredito que exatamente por 90% dos clientes usarem pirata, às vezes sem saber, que se gera tanto público para resolução de problemas! Claro, devem saber do risco, mas me pergunto se não seria o caso de além de alertar, sugerir a incorporação de um SO original ou livre, como o Ubuntu.
Acredito que para a grande maioria dos usuários não faz muita diferença se é Windows ou Linux. Fiz essa experiência prática com meu pai, que acabou comprando um netbook com Mandriva Linux, que tem um visual extremamente parecido com o Windows.
Muito interessante esse artigo! Vocês estão de parabéns! Realmente se dedicando ao assunto é possível se organizar de forma a ganhar em produtividade e também receber o reconhecimento do seu trabalho e cada vez mais clientes.
ResponderAdorei as dicas Ricardo, muito objetivas e bem explicativas, muito bom para quem esta precisando de uma renda, ou mesmo arranjar um trabalho.
ResponderParabéns, Ricardo Bernardi. Temos uma loja de vestuário e sempre trabalhei com manutenção em casa, agora estamos começando a fazer as manutenções na loja. Achei de grande importância este post. Muito interessante o assunto sobre os contratos.
ResponderObrigado Francisco, volte sempre nos visitar e ver as novidades.
ResponderExelente post com ótimo conteudo.Só posso te desejar muito sucesso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Respondershow show eu trabalho com isso e ajudou bastante grato ae
ResponderMuito bom mesmo essas dicas
Um abraço
ResponderMuito bom
sempre acreditei que daria para se manter bem com um técnico apesar de muitos não acharem.estou começando agora e suas dicas vem mim ajudando bastante.
Muito bom essa dica era tudo que precisava...
ResponderOlá Ricardo esse post me esclareçeu algumas coisas são elas a Remoção de vírus e Contraro de manutenção, pois neu nunca tinha pensado na questão de contrato, muito obrigado por ter feito esse post e Parabéns.
ResponderShow essas dicas Ricardo.
Faz algum tempo que abri uma assistencia de computadores e sempre confiro as novidades que tem na rbtech, muita coisa me foi util e continua aparecendo mais coisas interessantes.
Parabens cara
Muito bom esse artigo, gostaria de saber se eu por exemplo fosse ativar o windows de alguém eu poderia cobrar?
ResponderTodo e qualquer serviço prestado deve ser cobrado. Se você for até a casa do cliente e chegando lá o PC está funcionando deverá cobrar o deslocamento de qualquer forma, pois neste tempo poderia ter ido atender outro cliente.
ResponderEu vivo disto. E uma coisa que tenho como diferencial é a responsabilidade, como backup antes de formatar a maquina, documentar a solicitação do cliente com assinatura dele (quais pastas necessitam de backup, porque da formatação, deixar tudo esclarecido antes de começar a mexer - muitos "técnicos" formatam a maquina sem ao menos perguntar ao cliente se pode...), atualizações de SO, antivirus, softwares, etc...
Respondermuito bom mesmo o post parabéns nao sabia de muita coisa mais agora ficou mais claro valeu mesmo.
ResponderObrigado Marcello, que bom que o artigo foi esclarecedor para você, espero que possa tirar proveito das dicas.
Responder© 2008-2023 - RBTech.info | Todos os direitos reservados | Hospedado por Innova Host
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.
Parabéns pelo excelente artigo. Apesar de ter lido com 6 anos de atraso, ainda continua sendo um conteúdo de ótima qualidade. Precisamos de mais técnicos assim. Esses técnicos que apenas trocam peças, formatam o computador por qualquer motivo e sem nem mesmo fazer um backup são uma vergonha para a profissão e deveriam aprender muito contigo Ricardo.