10 razões para usar uma distribuição Linux

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Uma coisa é fato... todo usuário de Windows deve estar querendo me espancar só de ler o título deste post... enquanto os linuxistas de plantão devem estar adorando.

Mas sempre foi e sempre será assim. Hoje quero apresentar para você 10 razões para usar uma distribuição Linux no PC, calma eu não disse pra você parar de usar Windows, mas sim usar também um segundo SO baseado em Linux. Veja por que:

Vem com muitos aplicativos

Quem instala Linux não precisa se preocupar com aplicativos. Os que vem com o sistema já atendem às necessidades de um usuário típico e são muito superiores ao programinhas incluídos no Windows. Não dá para comparar, por exemplo, o BROffice que é um pacote completo para escritórios, com programas como o Wordpad e o Paint do Windows.

É mais seguro

Quem usa Linux não preocupa com vírus (por enquanto ao menos) e outros programas nocivos. O Linux é muito menos visado pela turma do cricris e crackers que o Windows. Além disso, o sistema de contas de usuários do Linux (que foi imitado pela Microsoft no Windows Vista e 7) provê uma camada extra de segurança ao computador.

DRM não entra

No Linux, é você quem decide o que fazer com seus arquivos de áudio e vídeo. Sistema de controle de direitos autorais não tem espaço no mundo do pinguim.

É mais fácil obter ajuda e suporte

O Linux tem uma comunidade de usuários muito ativa, onde é fácil conseguir informaçõe e ajuda. Há uma infinidade de fóruns e listas de discussão na internet que tratam do pinguim. E, claro, empresas também podem contratar um serviço de suporte profissional se preferirem.

Você sempre tem opções

No Linux, o usuário não fica preso às decisões de um único fabricante. Há sempre mais de uma opção para cada componente do sistema. Se você não gostou do visual da interface gráfica, por exemplo, há muitas outras para escolher. Algumas como o Compiz, já empregavam transparência e gráficos 3D muito antes do Windows Vista.

A criptografia vem junto

A criptografia de arquivos é oferecida somente nas versões mais caras do Windows, enquanto no Linux você tem isto de graça. Desde a versão 2.6.0 o kernel do Linux tem módulos para cifrar o conteúdo dos discos.

É ótimo para programar

O Linux já vem com um conjunto básico de compiladore, como o GCC e outras ferramentas de desenvolvimento. É uma ótima opção para quem quer aprender ou praticar programação

É um sistema aberto

o Linux tem seu código fonte aberto, ou seja, quem entende de programação poderá fazer alterações ou até mesmo pesquisas para entender como o sistema funciona.

Linuxistas sabem mais

Isso é muito relativo, mas geralmente como consequência da natureza aberta do Linux e da troca de informações em comunidades do pinguim, os usuários adquirem muito mais conhecimento técnico. Por exemplo, compilar programas e editar arquivos de configuração são tarefas que raros usuários do Windows ou Mac se atrevem a encarar.

É grátis

E a economia não se resume somente ao sistema operacional, uma vez que a maioria dos aplicativos para Linux são gratuitos também.

Aprender a usar ao menos 2 SOs nos dias de hoje é fundamental para quem trabalha ou pretende trabalhar com tecnologia. Além de não ficar preso à um software somente, você adquire muito conhecimento, e isto só faz bem para você...

Não faça troca de SO no seu PC, use uma máquina virtual com Linux e comece a executar tarefas diárias nele, você vai ver que o desafio acaba valendo a pena.

Forte abraço à todos, até mais...

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 22 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • José Renato comentou em

    Eu uso linux a uns 3 anos mas sempre voltava para o windows por causa da dificuldade de instalar programas.
    Mas agora voltei a instalar o ubuntu de novo no meu computador ,é difícil mas fazendo varias pesquisas na internet agora estou conseguindo fazer quase tudo já.
    Estou adorando já conseguir instalar programas pelo terminal estou quase dominando o ubuntu claro q não chega a tanto.Mas é muito mais divertido do que o windows , estou gostando estou aprendendo muita coisa que nem imaginava que eu conseguiria.
    So não pode ter preguiça se pesquisar é boa vontade para aprender coisas novas voçê consegue muitas coisas legais até mais que no windows.
    Ta valendo apena aprender a mexer com ubuntu muito legal mesmo me trouxe muito conhecimento.

    Responder
  • Tião comentou em

    Ricardo Parabéns sempre trazendo informação de qualidade!!
    Tenho a seguinte dúvida... Na hora de escolher uma versão linux, independente da distribuição, como exemplo o Ubuntu ou Mint.
    No Ubuntu as 3 ultimas 12.04, 12.10, 13.04
    no Mint , 13 (LTS), 14 e 15.
    Então faço meu questionamento,(no quesito de ser mais estável) na tua opinião qual a versão mais correta a escolher a LTS,? a normal (ultima lançada)?

    Responder
  • Ricardo comentou em

    Boa tarde! Eu agradeço pelas informações sobre o assunto abordado do linux. Resolvi radicalmente usa o linux devido a minha copia do Windows não ser original, o linux é tudo o que o Sr., diz e muito mais. Só conseguir instala-lo depois que assistir as suas video aulas no yotube que me ajudou muito. Caso tiver mais informação como operar-lo e ensina sobre programação fico ainda mais agradecido!!! Valeu...!!!.

    Responder
  • abutre.real comentou em

    Julio Rossoni, prazer grande em poder manifestar - me no tocante a sua colocação, sou de igual modo usuário linux, conheço sistema debian e hoje trabalho com o ubuntu linux.
    Veja bem, vírus não atinge o sistema linux de forma alguma, em todo seu sistema, sua essência se desenvolveu em Unix, e assim permanece até os dias atuais, até mesmo o safari da gigante apple tem sua base em Unix...Entenda bem isto. 08 jan 2012. Abração. . .

    abutre.real

    Responder
  • Julio Rossoni comentou em

    Sobre o item
    2 – É mais seguro
    Quem usa Linux não preocupa com vírus (por enquanto ao menos) e outros programas nocivos.

    Tenho em dual-boot o win7 e o ub11.10, no win7 instalei e configurei o avast conforme uma vídeo aula sua. Gostaria de sugerir que você fizesse uma vídeo aula de como instalar e configurar o clamav ou algum outro anti-vírus para o linux, mesmo que seja muito difícil para um vírus infectar o sistema seria interessante poder escanear automaticamente as mídias removíveis que são usadas no pc.

    Responder
    • Cálcio comentou em

      Vírus no Linux existem vários e todos com um potencial considerável de destruição. Mas qual a diferença? No Linux até hj nada se instala sem a permissão do usuário. Na se instala clicando num simples link como ocorre até hj no Win e tem 1 camada a mais de segurança.

      Usando o repositório da sua distro a possibilidade é quase nula de vir algo virótico ou malicioso. Se ñ tiver no repositório o sw desejado, baixe-o da origem, ou seja, do fabricante do software. Esqueça baixaki, superdownloads e afins.

      Responder
  • Lucas comentou em

    Estava procurando muitos post para mim ajudar a mudar realmente para o linux e o seu mim ajudou muito um grande abroço e muito sucesso com seu site!

    Responder
  • Cálcio comentou em

    Vale lembrar que além desses 10 pontos positivos, quem quiser testar pode tb usar o LiveCD ou LivePen, isso que dizer que vc usa o sistema pelo CD ou Pendrive sem precisar instalar.

    Ele reconhece seu hardware, pode se usar todas as ferramentas como se ele estivesse de fato instalado e não afeta em nada o seu PC.

    Responder
  • Rodrigo Alonso comentou em

    O Linux é o Sistema! Desde que conheci não o abandonei mais, Tenho o Win7 e o Ubuntu instalado em Dualboot, mas uso o Win7 muito pouco! Faço quase tudo com o Linux!

    Responder
  • Patrick Santos comentou em

    Olá, gostei muito desse post. Desenvolvi uma curiosidade imensa pela linux a um tempo atras, mas por não saber como usa-lo ainda não tinha instalado no meu pc, meus únicos contatos com linux foram a alguns anos atras com o kurumin e famelix. Hoje estou tentando aprender mais, baixei o ubuntu 11.04, o connectiva 10 e o mandriva 2010. Estou gostando do mandriva só queria entender mais sobre os comandos, pois ainda fico confuso. Mas uma coisa é certa, em termos de velocidade, beleza, e menos dor de cabeça em relação aos vírus, o linux é realmente melhor. Abraço a todos.

    Responder
  • marcelodepechemode comentou em

    Eu tenho aqui instalado o windows seven que no caso é minha esposa que utiliza e eu estou aqui utilizando o Fedora 14 muito bom por sinal. Não sou experiente no Linux mas não gostei do Ubuntu foi minha primeira experiencia com linux, dele passei pro o opensuse pois comi o pão que o diabo amassou pra aprender a configurar a internet via rádio e consegui com o opensuse que pra quem é iniciante acho muito melhor que o ubuntu só por ter o yast já é uma mão na roda. O que estou sentindo falta mesmo é o soulseek e o Utorrent e um bom player mp3 . Mas estou gostando do linux principalmente o Fedora. e do opensuse. Uma dica! Não tenham medo de aprender. eu me considero um brucutu no linux e estou me virando legal. Abraços

    Responder
  • Wallace comentou em

    Olá amigos uso windows, e gosto de usar ubuntu. Mas tambem ja usei slackware, mandriva e debian. Em relação a comandos de linux é uma facilidade pra quem aprender. Mais no linux já existe interface gráfica capaz de realizar diversas tarefas que em comandos. Além de rodas programas windows com o wine. Vale a pena experimentar. Valeu.

    Responder
  • Vitor comentou em

    @Ricardo Bernardi: Acho que o Ubuntu pode ser uma melhor alternativa também para pessoas iniciantes como eu.
    Mas agora mudando um pouco de assunto, queria que se você pudesse, falasse um pouco também sobre o Unix. Também tenho interesse em saber um pouco mais sobre ele.
    Obrigado por responder , abraços.

    Responder
  • Vitor comentou em

    Olá Ricardo, todos os usuários que conheço que usam Linux e usavam antigamente o Windows, sempre dizem que o Linux é muito melhor , como você diz nesse post. Queria muito instalar o Linux no meu PC, mas tenho medo, pois dizem que para usar o Linux é preciso mexer com uns códigos, acho que parecido com DOS. Por isso não instalei ainda. Mas, nesse post você diz que é possivel instalar ele numa maquina virtual, fiquei muito interessado e talvez vou instalá-lo aqui. E queria saber se é mesmo preciso saber muitos comandos para usar o Linux?
    Valeu ....

    Responder
    • @Vitor: eu uso e recomento o Ubuntu, pois nele você tem interface gráfica para fazer quase tudo. Uma coisa é fato, você vai precisar digitar comandos cedo ou tarde, mas nada que impeça você de ir usando para tarefas mais simples para ir adquirindo experiências.
      Sou enfático em dizer que nunca vou dixar o Windows, mas sempre usarei um Linux em paralelo...

      Responder

Deixe seu comentário